Efemérides 2015 – 19 de Junho

Efemérides 2015 - Junho - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 19 DE JUNHO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a reunião em sessão inaugural a Assembleia Nacional Constituinte, em 1911.

Há 104 anos reuniu a sessão inaugural da Assembleia Constituinte republicana, presidida por Braamcamp Freire

Há 104 anos reuniu a sessão inaugural da Assembleia Constituinte republicana, presidida por Braamcamp Freire

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. Romualdo.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Assembleia Nacional Constituinte de 1911
Há 104 anos, no dia 19 de Junho de 1911, reuniu em sessão inaugural a Assembleia Nacional Constituinte, resultante de eleições após a implantação da República. A Assembleia sancionaria a República Portuguesa e a abolição da Monarquia, estabeleceria as cores e o desenho da nova Bandeira Nacional e adoptaria “A Portuguesa” para Hino.

Anselmo Braamcamp Freire presidiu à sessão

Anselmo Braamcamp Freire presidiu à sessão

«Onze em ponto. Um contínuo vai colocar na tribuna da presidência, à direita, uma bandeira nacional de seda. Entretanto vão chegando outros deputados, trocam-se afectuosas saudações em cada rosto é patente o júbilo que a todos inunda. (…)
Às onze e vinte, Anselmo Braamcamp Freire, presidente da Junta Preparatória, sobe à presidência com os dois secretários, Miranda do Vale e Carlos Calisto, e agita a companhia, convocando os deputados a reunir na sala, que é invadida, de súbito. Dez minutos depois, entra o ministro da Justiça pelo braço do ministro dos Estrangeiros. (…)
Na bancada ministerial acha-se todo o Governo provisório, à excepção do presidente e do ministro do Interior. Os ministros da Justiça, Finanças e Estrangeiros trajam casaca; os da Guerra, Marinha e Fomento vestem as suas fardas oficiais. (…)
Com a máxima clareza, quase martelando as palavras, Anselmo Braamcamp Freire mal dissimula a comoção ao ler o seguinte: A Assembleia Nacional Constituinte, confirmando o acto de emancipação realizado pelo povo e pelas forças militares de terra e mar, e reunida para definir militares de terra e mar, e reunida para definir e exercer a consciente soberania, tendo em vista manter a integridade de Portugal, consolidar a paz e a confiança e o bem-estar e progresso do povo português proclama e decreta:
1.º Fica para sempre abolida a monarquia e banida a dinastia de Bragança;
2.º A forma de governo em Portugal é a República democrática;
3.º São declarados beneméritos da Pátria todos aqueles que para depor a monarquia heroicamente combateram até conquistar a vitória, consagrando para todo o sempre, com piedoso reconhecimento a memória dos que morreram na mesma gloriosa empresa. (…)
As palmas estrugem, os vivas soltam-se de todas as bocas, mas o presidente pede, com um gesto que se restabeleça o silêncio e convida a Assembleia a manifestar-se sobre o decreto: “Os senhores deputados que aprovam queiram conservar-se de pé.”
Ninguém se senta e Braamcamp Freire declara solenemente: “Está aprovado por unanimidade”.»
Raul Rego, in «História da República»

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1727 – Morte da madre Maria de S. Miguel, no convento de Santa Clara, na Guarda, com a idade de 103 anos e 80 anos de professa.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1584 – Morte do arquitecto, pintor e escritor Francisco da Holanda, antigo bolseiro em Roma, discípulo de Miguel Ângelo, autor da «Fábrica que Falece à Cidade de Lisboa», primeira proposta de ordenamento da capital portuguesa.

>>1871 – Última das Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, organizadas por Antero de Quental, com Teófilo Braga, Eça de Queirós e Oliveira Martins, entre outros.

>>1911 – Sessão inaugural da Assembleia Nacional Constituinte, resultante de eleições após a implantação da República. A Assembleia sanciona a República Portuguesa e a abolição da Monarquia, estabelece as cores e o desenho da nova Bandeira Nacional e adopta “A Portuguesa” para Hino.

>>1950 – A PIDE prende o cientista e dirigente do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes.

>>1961 – Ataque dos guerrilheiros da UFA à vila de Ambriz, Angola.

>>1962 – Ilegalização da prostituição e das casas de passe.

>>1969 – D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto, regressa a Portugal autorizado por Marcelo Caetano, depois de 10 anos impedido de o fazer por decisão de Oliveira Salazar.

>>1984 – Operação policial concertada neutraliza as Forças Populares 25 de Abril.

>>2005 – Ribeiro e Castro é eleito presidente do CDS.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1623 – Nascimento do pensador francês Blaise Pascal.

>>1862 – Abraham Lincoln sanciona a lei que proíbe a prática de escravatura nos EUA.

>>1917 – A Câmara dos Comuns reconhece o direito de voto das mulheres britânicas com mais de 30 anos.

>>1923 – O revolucionário mexicano Pancho Villa é assassinado nas imediações de Parras de la Fuente.

>>1945 – A Assembleia Geral das Nações Unidas recusa a entrada de Espanha na organização, pela natureza do regime ditatorial.

>>1953 – Execução de Julius e Ethel Rosenberg, nos EUA, acusados de espionagem a favor da URSS.

>>1991 – O narcotraficante colombiano Pablo Escobar Gaviria, patrão do cartel de Medelin, entrega-se às autoridades do país.

:: ::
>> Dia 170 de 2015. Faltam 195 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta