Efemérides 2015 – 28 de Maio

Maio 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 28 DE MAIO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Neste dia destacamos o nascimento da actriz Lia Gama, no Fundão, em 1944, e o golpe militar que instalou a Ditadura Nacional, em 1926.

Lia Gama nasceu há 71 anos

Lia Gama nasceu há 71 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de São Germano de Paris.
>> Dia da Beata Rita de Jesus.
>> Dia do Ambiente.
>> Dia Mundial do Bombeiro.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> A actriz Lia Gama
Há 71 anos, no dia 28 de Maio de 1944, nasceu na Barroca, concelho do Fundão, a actriz Lia Gama, de seu verdadeiro nome Maria Isilda da Gama Gil.
Foi ainda criança para Lisboa onde completou os estudos secundários. A sua primeira aparição no mundo do espectáculo foi a vender margaridas no foyer do Teatro Monumental, no ano de 1960, como promoção da peça A Margarida da Rua.
Em 1963, inicia-se no palco, na peça Vamos contar mentiras encenada por Manuel Santos Carvalho. Em 1965 parte para Paris onde frequenta a Escola de Teatro de René Simon. De regresso a Portugal, integrou o elenco do Teatro Estúdio de Lisboa, onde, sob a direcção de Luzia Maria Martins, participou em várias peças entre 1966 e 1968.
Em 1967 inicia-se no cinema, sob a direcção de António de Macedo, no filme Sete Balas para Selma (1967). Em 1968 vai para o Teatro Experimental de Cascais, onde é dirigida por Carlos Avilez.
Em 1970 faz um interregno na carreira, ocupado por um casamento e o consequente nascimento de um filho. Regressada aos palcos, passa por diferentes companhias teatrais: Casa da Comédia, Teatro da Cornucópia, Os Cómicos, Teatro da Graça, Grupo 4, Comuna – Teatro de Pesquisa ou Companhia Teatral do Chiado dirigida por nomes tão importantes como João Lourenço, Jorge Silva Melo, Luís Miguel Cintra, Ricardo Pais, Jorge Listopad, Fernando Gusmão, João Mota e Juvenal Garcês.

>> O golpe de 28 de Maio de 1926
Há 89 anos ocorreu o Golpe que derrubou a Primeira República e instalou a Ditadura Nacional, que por sua vez conduziria ao consulado de Oliveira Salazar e à Constituição de 1933, que instalou o regime designado por Estado Novo.

Gomes da Costa desfila com as tropas revoltosas

Gomes da Costa desfila com as tropas revoltosas

Tratou-se de um pronunciamento militar de cariz nacionalista e antiparlamentar iniciado em Braga, sob o comando do general Gomes da Costa. A revolta foi seguida de imediato em outras cidades como Porto, Lisboa, Évora, Coimbra e Santarém. Consumado o triunfo do movimento, a 6 de Junho de 1926, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, Gomes da Costa desfila à frente de 13 mil homens, sendo aclamado pelo povo da capital.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1915 – Tomada de posse do novo governador civil da Guarda, António Maria de Sousa Nápoles.

>> 1938 – O general João de Almeida, natural de Vila Garcia (Guarda) e com ascendência em Alfaiates, vê proibida a sua presença em Portugal por motivos políticos.

>> 1944 – Nascimento, no Fundão, da actriz Lia Gama.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1884 – Inauguração do Jardim Zoológico de Lisboa.

>> 1903 – Inauguração da iluminação eléctrica de Lisboa.

>> 1911 – Eleições para a Assembleia Constituinte da I República.

>> 1926 – Golpe militar em Portugal comandado pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona. A I República é derrubada. O carácter da Ditadura seria acentuado com a instauração do Estado Novo.

>> 1944 – Inauguração do viaduto Duarte Pacheco em Alcântara, Lisboa, com as presenças do presidente da República, Óscar Carmona, e o presidente do Conselho, Oliveira Salazar.

Inauguração do viaduto Duarte Pacheco

Inauguração do viaduto Duarte Pacheco

>> 1945 – Manifestações em Lisboa, Porto, Alenquer, Setúbal, Évora, Santarém, Almeirim, Alhos Vedros, Seixal, Almada, Barreiro e Cova da Piedade de regozijo pela vitória aliada, na II Guerra Mundial e de crítica à ditadura.

>> 1948 – Inauguração, em Lisboa, da monumental Fonte Luminosa, na Alameda Afonso Henriques.

>> 1952 – Inauguração do Estádio das Antas, no Porto.

>> 1961 – Inauguração da auto-estrada entre Lisboa e Vila Franca de Xira, pelo presidente da República Américo Tomás.

>> 1963 – Desabamento da cobertura da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, provocando 50 mortos e dezenas de feridos.

>> 2004 – Início do I Festival Rock in Rio, em Lisboa.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1923 – Nascimento do compositor húngaro Gyorgy Ligeti.

>> 1933 – O partido nazi vence as eleições na cidade de Danzig, na Alemanha.

>> 1936 – Anastasio Somoza assume o poder na Nicarágua.

>> 1940 – Rendição da Bélgica à Alemanha de Hitler.

>> 1961 – Criação da Amnistia Internacional.

>> 1975 – Fundação da Comunidade Económica da África Ocidental.

>> 1986 – Morte do ciclista italiano Emilio Ravasio, durante a Volta a Itália.

>> 1989 – Morte do escritor cabo-verdiano Baltazar Lopes, 83 anos.

>> 2007 – O encenador Joaquim Benite, director do Teatro Municipal e do Festival de Almada, é distinguido pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

:: ::
>> Dia 148 de 2015. Faltam 217 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta