Efemérides 2015 – 11 de Maio

Maio 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 11 DE MAIO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 11 de Maio, destacamos o nascimento do Padre José Miguel, no Soito, em 1912.

O Padre José Miguel nasceu há 103 anos

O Padre José Miguel nasceu há 103 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de São Antímeo.
>> Dia das Vocações.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> PADRE JOSÉ MIGUEL
Há 103 anos, no dia 11 de Maio de 1912, nasceu no Soito, concelho do Sabugal, o Padre José Miguel Garcia Pereira, filho de Manuel Joaquim Pereira e de Maria Amália Garcia, que ficaria conhecido por Padre Santo ou Padre Milagreiro.

O estudo e o sacerdócio
O Padre Miguel passou a infância e fez os estudos primários no Soito.
Frequentou o seminário do Fundão e mais tarde o seminário maior da Guarda.
No dia 11 de Abril de 1936 foi ordenado padre pelo bispo auxiliar egitaniense D. João de Oliveira Matos.
Exerceu o sacerdócio durante dois anos em Folgosinho e Freixo da Serra (concelho de Gouveia), 20 anos em Malcata (concelho do Sabugal) e 28 anos no Meimão (concelho de Penamacor). No Verão de 1986, após 50 anos de sacerdócio, foi dispensado do serviço paroquial. Em 1988 rumou à sua terra Natal, o Soito, onde fixou residência, e acompanhou a evolução da sua obra social, junto à qual quis ser sepultado.

O Padre Miguel

O Padre Miguel

O padre Santo
Seria no Meimão, paróquia do concelho de Penamacor, onde exerceu por mais tempo, que o padre José Miguel se revelaria como homem de atributos peculiares que o transformariam numa pessoa muito procurada por quem precisava de ajuda.
Conta-se que uma jovem do Meimão foi à cidade de Aveiro procurar uma senhora de virtude para lhe resolver um problema de saúde. Quando, perante ela, lhe deu a conhecer que viera do Meimão, a senhora disse-lhe: «Escusava de ter vindo tão longe quando tinha na sua terra um homem que é maior que todos nós e que tem mais poderes que qualquer um».
A fama de Padre Miguel como santo e milagreiro depressa ganhou expressão e na década de 1970 começou a ser visitado por pessoas de todo o País e até do estrangeiro. Procuravam-no face a situações de doença, desalento ou desespero, procurando um milagre que os salvasse. Muitos vinham simplesmente para conhecerem esse homem bom e afável, que a todos recebia de braços abertos e confortava com palavras de esperança.
O seu prestígio cresceu rapidamente, sendo unanimemente considerado um homem generoso, que apelava à fé e que revigorava as forças de quem se sentia perdido. Muitos não hesitaram em afirmar que o Padre Miguel tinha operado milagres pelos quais se salvaram de doenças físicas e psicológicas.
O Padre Miguel sempre desejou no alto do Meimão, junto à estrada, uma capela dedicada a Nossa senhora do Pilar. A capela foi construída com o dinheiro que os seus devotos amigos arranjaram e, no dia 25 de Junho de 1986, o Padre Miguel celebrou ali uma missa que teve a presença de milhares de pessoas.
Após ter deixado de exercer o sacerdócio regressou à sua terra natal, o Soito, passando a viver numa casa que construíra num terreno que possuía à entrada da povoação, no sítio dos Giestais. A casa tem incorporada uma capela, onde passou a rezar missa diariamente e a receber as imensas pessoas que o procuravam, vindas de todo o país.

A morte
O Padre José Miguel faleceu a 1 de Novembro de 2001, quando contava 89 anos. O funeral foi uma imensa manifestação de pesar, juntando milhares de pessoas, que se quiseram despedir do grande Homem, desafiando o vento e o frio que se faziam sentir. O cortejo fúnebre fez o percurso da casa dos Giestais até à igreja paroquial do Soito, onde foi celebrada missa de corpo presente com ofícios, regressando depois o cortejo para a casa dos Giestais, em cuja capela ficou sepultado.

A obra social
Passados 14 anos da morte do padre Miguel, continuam a rumar ao Soito imensos fiéis que visitam o seu túmulo, onde rezam e pedem a sua intercepção na obtenção da ajuda divina que necessitam.
A principal forma de os seus familiares perpetuarem a memória do Padre Miguel foi dando continuidade à obra social que sempre desejou e que ainda viu começar em vida: um Centro para pessoas com deficiências físicas e psíquicas – a Associação Cristã Paz e Bem.

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 11 DE MAIO

>> 2007
1.º de Maio de 1974 – Dia do Trabalhador. A semana entre o 25 de Abril e o 1.º de Maio de 1974 foi uma semana alucinante, pois acabáramos de assistir à implantação da Liberdade depois de uma longa ausência, através do Golpe de Estado levado a cabo pelos Capitães de Abril, assim designado.
Crónica de Esteves Carreirinha. Aqui.

>> 2008
Casa de pais e escola de filhos. A casa dos pais é a escola doméstica. Nela as crianças têm o direito ao pão para a boca e à palavra e ao exemplo para a alma. Não basta garantir a comodidade física, ou o uso de luxos e de ninharias, é preciso suplementar a alma com o ensino de boas regras morais e de convívio com os outros, se possível dando o exemplo.
Opinião de Jesué Pinharanda Gomes. Aqui.

>> 2009
À fala com… Romeu Bispo Romeu Bispo, natural do Sabugal, funcionário bancário, é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal, sucedendo no cargo a José Diamantino dos Santos, falecido no início do ano. Tem sobre os ombros uma grande responsabilidade, pois a instituição cresceu muito nos últimos anos e desempenha hoje um papel incontornável no apoio social às famílias sabugalenses. Rumores acerca de uma situação financeira muito difícil da Misericórdia, levaram-nos à fala com o novo provedor, que esclareceu a conjuntura actual e falou nos projectos de futuro.
Entrevista de Paulo Leitão Batista. Aqui.

>> 2010
Judo sabugalense no Torneio da Ria em Aveiro. É pela segunda vez que o Sporting Clube do Sabugal se desloca a Aveiro para participar no «Torneio da Ria» que já vai na oitava edição. A competição realizou-se no sábado, 8 de Maio, no pavilhão do Beira-Mar em Aveiro, contando com a presença de mais de uma centena de participantes, dos cinco aos 14 anos vindos de vários pontos do país.
Notícia. Aqui.

>> 2011
Delegação dos Fóios foi à região de Bordeaux. A convite do Maire de Salaunes, localidade francesa, próxima de Bordeaux, uma delegação de Foios deslocou-se a França com o intuito de um dia poder ser feita a geminação Foios – Salaunes. O referido Maire, de nome Jean Mairie Castagneau, já se havia deslocado aos Foios, em 2009, acompanhado da adjointe (Josiane) e ficaram muito bem impressionados com os Foios e com toda a região.
Crónica de José Manuel Campos. Aqui.

>> 2012
Escutismo – há 50 anos em Castelo Branco. Comemoram-se este ano os cinquenta anos da fundação do Agrupamento 160 do CNE na cidade albicastrense. As suas origens remontam aos anos 1957/58, em que D. Agostinho de Moura quis que o Escutismo fosse uma realidade em Castelo Branco.
Crónica de António Alves Fernandes. Aqui.

>> 2013
Caminhada contra suspensão da linha férrea. A Câmara da Covilhã promove, este sábado, 11 de Maio, uma caminhada pela linha de caminho-de-ferro entre aquela cidade e a Guarda, como forma de protesto contra a suspensão das obras e da circulação naquele troço. Os comboios deixaram de circular entre a Covilhã e a Guarda em fevereiro de 2009 para renovação da via, mas depois de investidos 7,5 milhões de euros não houve mais dinheiro para concluir os trabalhos.
Notícia. Aqui.

>> 2014
Páscoa 2014 no Ozendo. O fim-de-semana da Páscoa trouxe muita gente à nossa Terra e a Associação Recreativa e Cultural do Ozendo (ARCO) quis tornar estes dias bem animados com diversas actividades para miúdos e graúdos.
Crónica de Elisabete Robalo. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1373 – O rei D. Fernando revogou a decisão tomada em 28 de Março de 1370, devolvendo a Alfaiates a sua jurisdição de concelho, que havia passado para o Sabugal.

>> 1912 – Nascimento do Padre José Miguel, no Soito.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1936 – Oliveira Salazar passa a acumular a pasta da Guerra com a de presidente do Conselho de Ministros, a solução, que seria interina, perdurou até 6 de Setembro de 1944.

>> 1937 – Morte, em Paris, de Afonso Costa, advogado e político republicano, que foi três vezes chefe do governo na Primeira República, apara além de ministro das Finanças e da Justiça (nasceu em Seia).

>> 1945 – É formalmente instituída a Comissão de Censura para o Teatro e Cinema.

>> 1960 – Em conferência de imprensa, Jaime Cortesão divulga o Programa para a Democratização da República.

>> 1984 – A primeira Lei de despenalização do aborto é publicada no Diário da República.

>> 1999 – Abre a Casa do Artista, na Estrada da Pontinha, em Lisboa. É Raul Solnado que traz a ideia do Brasil, em 1965.

>> 2006 – O secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan nomeia o ex-presidente português Jorge Sampaio primeiro enviado especial da ONU para o combate à tuberculose.

>> 2008 – Rui Costa (futebolista do Benfica e da Selecção Nacional) despede-se dos relvados, pondo fim a uma carreira de 18 anos, que teve o seu ponto alto na conquista da Liga dos Campeões de Futebol, em 2003, ao serviço do AC Milan.

Rui Costa

Rui Costa

>>2010 – O Papa Bento XVI chega a Portugal onde inicia uma visita de quatro dias.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1943 – As tropas norte-americanas obtêm a primeira vitória sobre os japoneses, conquistando Attu, nas Ilhas Aleutas.

>> 1949 – O Estado de Israel é admitido nas Nações Unidas.

>> 1960 – Adolf Eichmann, oficial nazi responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio, é capturado na Argentina pelos serviços secretos israelitas.

>> 1992 – Após 18 anos de prisão, por alegado envolvimento num atentado do Exército Republicano Irlandês, Judith Ward, 43 anos, é considerada inocente e indemnizada com cerca de 270 mil euros.

>> 2007 – O Papa Bento XVI canoniza o beato António de Sant´Anna Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.

:: ::
>> Dia 131 de 2015. Faltam 234 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

One Response to Efemérides 2015 – 11 de Maio

  1. António Alves Fernandes diz:

    Tive o privilégio de conhecer e conviver com o Senhor Padre Miguel, que me ensinou a conhecer a aprofundar a FÉ, que move montanhas…

Deixar uma resposta