No rasto do lobo em terras do Côa

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

O Grupo Lobo vai realizar um passeio que visa levar os interessados ao encontro do habitat dos lobos nas terras do Côa. Serão três dias de conhecimento e aventura, de 5 a 7 de Junho, sendo o ponto de partida no Sabugal.

À descoberta do habitat do lobo

À descoberta do habitat do lobo

O programa de ecoturismo visa promover o património natural e cultural associado ao lobo e sensibilizar a população para a conservação deste predador ameaçado de extinção. Pretende-se também divulgar informação correcta e actualizada sobre o lobo e oferecer uma oportunidade de lazer em locais de grande beleza paisagística e elevado interesse cultural.
Aproveitando a recentemente inaugurada Grande Rota do Vale do Côa, a viagem procurará encontrar o que de melhor ali existe, fugindo assim aos roteiros turísticos habituais e procurando conhecer de perto as gentes locais e a sua forma de sentir a terra.
A Grande Rota é um trilho de 200 km, linear, que acompanha o percurso do rio Côa, desde a nascente (em Fóios, Sabugal) à foz (Vila Nova de Foz Côa). Será percorrido a pé um dos troços mais bonitos do rio Côa, junto ao Sabugal, visitando o Curral de Lobos, uma antiga armadilha em pedra para capturar lobos.

PROGRAMA

5 de Junho – Sexta-feira
Ponto de encontro: 21h30 Sabugal (local a definir com os participantes)
Apresentação sobre o lobo-ibérico em Portugal e na região da Beira Interior.

6 de Junho – Sábado
Passeio pedestre (8 km) num dos troços mais bonitos da Grande Rota do Vale do Côa, junto ao Sabugal.
Almoço piquenique junto a uma praia fluvial do rio Côa;
Visita a criadores de gado, pastores e produtores de queijo em território de lobo, para ouvir, na primeira pessoa, o testemunho de quem co-habita com este predador e a forma como é possível a coexistência entre Homem e Lobo através de bons métodos de prevenção dos ataques ao gado (oferecidos pelo projecto LIFE MedWolf); inclui prova de queijos.
Jantar

7 de Junho – Domingo
Visita ao Fojo do Lobo
Novamente na Grande Rota do Vale do Côa, vamos caminhar até ao Curral de Lobos, uma antiga armadilha em pedra de forma circular destinada a capturar lobos quando este ainda era uma espécie perseguida legalmente. Até à data é o único fojo do lobo conhecido em toda a região centro de Portugal, mantendo a estrutura original
Almoço livre (não incluído no preço do programa)

O programa tem o custo de 40€/pessoa (50% de desconto para crianças até 12 anos) e inclui a participação em todas as actividades mencionadas no programa, piquenique e jantar de Sábado, bem como seguro. Não inclui alojamento.
Os primeiros 8 inscritos terão transporte gratuito, do Sabugal para os diferentes locais onde se vão realizar as actividades.

Reservas:
Grupo Lobo
Tel.: 217 500 073 | E-mail: globo@fc.ul.pt
Montes de Encanto
Tlm.: 933 237 709 | E-mail: cesanto@hotmail.com
plb (com Grupo Lobo)

Deixar uma resposta