Passos Coelho inaugura FIT 2015 na Guarda

Câmara Municipal da Guarda - © Capeia Arraiana (orelha)

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai inaugurar na sexta-feira, 30 de Abril, a segunda edição da FIT-Feira Ibérica de Turismo no Parque Urbano do Rio Diz. O certame que tem como lema «Uma Feira, Dois Países, o Mundo» transformará a cidade da Guarda no centro ibérico de turismo entre os dias 30 de Abril e 3 de Maio.

FIT - Feira Ibérica Turismo - Parque Rio Diz - Guarda - Capeia Arraiana

FIT – Feira Ibérica Turismo – Parque do Rio Diz – Guarda

A segunda edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) 2015 decorrerá no mesmo local do ano passado, no Parque urbano do Rio Diz, com mais espaço, mais expositores e muitos mais visitantes. O certame será inaugurado pelo primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, no dia 30 de Abril às 15:00 horas
«A FIT é uma boa montra da oferta turística ibérica que dá a conhecer negócios, empreendimentos e destinos turísticos aos visitantes e oferece quatro dias de promoção, encontros, contactos e muitas emoções para todos os participantes, expositores e visitantes», propõe a organização.
O evento tem como objetivos «fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários sectores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento da região».
A Câmara MUnicipal da Guarda reconhece que a FIT é «uma oportunidade privilegiada de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos da vasta e riquíssima região transfronteiriça».
O evento, que tem uma vertente profissional e de negócios, também se destina ao público em geral, contando com um programa de animação diversificado, que inclui espectáculos musicais, actividades desportivas e de lazer, workshops, gastronomia e artesanato, entre outras acções.
Na primeira edição da FIT realizada em 2014 «cerca de 20 mil visitantes puderam descobrir uma vasta área com mais de 100 empresas e instituições ligadas ao sector turístico, além de uma zona de restauração, degustação, actividades lúdicas e desportivas indoor e outdoor para toda a família: corrida, caminhada, BTT, equitação e paintball, entre muitas outras», lembram os responsáveis da autarquia guardense.
Excelente oportunidade para conhecer a oferta turística da Península Ibérica e em especial da zona raiana entre a Guarda e Salamanca.

Almeida, Manteigas, Aveiro, Belmonte, Portalegre, Covilhã, Gardunha, Fundão e outras
Nos quatro dias do certame destaque para a recreação histórica do município de Almeida, apresentação do mapa do parque natural do vale glaciar do Zêzere em Manteigas, da Grande Rota do Vale do Côa, dos produtos e serviços da Ria de Aveiro, da ADRUSE da Serra da Estrela, do Hotel Turístico Kosher, da Feira Medieval de Belmonte, da Escola de Hotelaria de Portalegre, do Museu do Queijo, da Arte Urbana da Covilhã, das Rotas da Gardunha, da Cereja do Fundão, das concertinas do Safurdão e da Sequeira, de trabalhos em lã da Confraria da Ovelhã, degustação de queijos das confrarias da região e desfile de confrarias do distrito da Guarda.

Programa oficial da FIT. Aqui.
jcl (com organização da FIT)

Deixar uma resposta