:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 4 DE ABRIL :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 4 de Abril destacamos os desacatos ocorridos no Casteleiro em 1915.
>> Dia de São Isidro.
>> Desacatos no Casteleiro
Há 100 anos a escola feminina e a casa da professora no Casteleiro foram alvo de apedrejamento na sequência de uma disputa que também teve razões políticas.
A professora Raquel Prazeres Quintela e o marido, António Rodrigues, eram republicanos activos, ligados ao Partido Democrático, e mantinham um diferendo com André Ribas, que era favorável ao Partido Evolucionista.
O «evolucionista» capitaneou o apedrejamento, acto denunciado pelo Jornal republicano «O Combate», da Guarda, que relatou o episódio, chamando a André Ribas alcoólico compulsivo, que na taberna juntou amigos para praticarem o acto pérfido. Segundo o mesmo Jornal, dirigido por José Augusto de Castro, os arruaceiros, ao mesmo tempo que apedrejavam as casas, gritavam palavras obscenas dirigidas à professora. Partiram janelas, portas e objectos dentro da casa, até que o povo acudiu e conteve os arruaceiros. O marido da professora foi essa mesma noite ao Sabugal, de onde regressou com uma força de seis praças da Guarda Republicana, que averiguaram o que se passara.
André Ribas, intitulando-se ironicamente «o Cafre», riposta à notícia publicando uma carta no jornal «Districto da Guarda», órgão oficial dos evolucionistas, afirmando: «Não foi a escola o edifício apedrejado, mas sim a casa da residência da professora, o que é diferente, creio eu». Trata António Rodrigues, o marido da professora, por «Antoninho Patife», que diz ser também conhecido por «João Ladrão».
>>1811 – Fim da 3ª invasão francesa de Portugal, com a saída do exército de Massena que se reunira em Alfaiates após a Batalha do Sabugal.
>>1915 – A escola e a casa da professora do Casteleiro, Raquel Prazeres Quintela, foram apedrejadas, à noite, por um grupo de homens, provocando avultados estragos.
>>2009 – Homenagem da Junta de Freguesia do Sabugal ao poeta sabugalense Manuel António Pina, pelo descerramento de uma placa na casa onde nasceu.
>>1388 – Começa a construção do Mosteiro da Batalha.
>>1418 – O papa Martinho V cria a diocese de Ceuta, cidade do norte de África recentemente conquistada pelos portugueses.
>>1819 – Nascimento de D. Maria II, no Rio de Janeiro.
>>1931 – Início da Revolta da Madeira, dirigida pelo general Sousa Dias, contra o novo regime, que durará 25 dias.
>>1947 – Greve nos Estaleiros Navais de Lisboa organizada pelo PCP, que obrigará o governo, dois dias mais tarde, a decretar a requisição civil.
>>1958 – Chega a Lisboa, em avião da TAP, o «Cristo das Trincheiras», oferecido a Portugal pela França para ser colocado no Mosteiro da Batalha.
>>1973 – Começa, em Aveiro, o III Congresso da Oposição Democrática, sob forte vigilância da PIDE.
>>1264 – Morte, em Sevilha, de Afonso X, O Sábio, Rei de Castela e de Leão, avô do rei português D. Dinis.
>>1618 – O cardeal de Richelieu é exilado em Avignon, acusado de intrigas junto da rainha-mãe de França, Maria de Médicis.
>>1817 – Morte, em Paris, de André Massena, Duque de Rivoli e Marechal de França, que comandou a terceira invasão francesa de Portugal.
>>1945 – Independência da Hungria.
>>1949 – É assinado, em Washington, o Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) pelos EUA, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Itália, Dinamarca, Noruega, Islândia, Canadá e Portugal.
>>1960 – Independência do Senegal.
>>1968 – Assassínio do pastor protestante Martin Luther King, líder da defesa dos direitos cívicos dos negros norte-americanos.
:: ::
>> Dia 94 de 2015. Faltam 271 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply