Efemérides 2015 – 15 de Março

Março 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 15 DE MARÇO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 15 de Março destacamos a concessão de foral a Castelo Mendo em 1229 e a vida politicamente agitada no Sabugal em 1915.

Há 796 anos D. Sancho II deu foral a Castelo Mendo

Há 796 anos D. Sancho II deu foral a Castelo Mendo

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de São Clemente.
>> Dia do Consumidor.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Foral de Castelo Mendo
Há 796 anos o rei D. Sancho II, estando em Vila do Touro, concedeu foral à vila acastelada de Castelo Mendo. Este foral, com data de 15 de Março de 1229, foi depois confirmado pelo rei D. Dinis, em 16 de Dezembro de 1281.
D. Manuel I deu a Castelo Mendo foral novo, em Santarém, a 1 de Junho de 1510.
Castelo Mendo foi durante séculos sede de concelho, sendo este extinto por decreto de Rodrigo da Fonseca em 24 de Outubro de 1855, passando a fazer parte do concelho do Sabugal.
Porém Castelo Mendo esteve integrado no concelho do Sabugal apenas durante 15 anos, findos os quais passaria, em 1870, para o concelho de Almeida, onde actualmente se mantém.
O antigo concelho de Castelo Mendo era composto pelas freguesias de Ade, Aldeia Nova, Amoreira, Azinhal, Cabreira, Freixo, Leomil, Mesquitela, Mido, Miuzela, Monte Perobolso, Peva, Senouras, Cerdeira, Parada e Porto de Ovelha. Todas essas terras fazem hoje parte do concelho de Almeida, à excepção da Cerdeira, que está integrada no do Sabugal.

>> O Sabugal republicano face à ditadura de Pimenta de Castro
Há 100 anos a vida no Sabugal, assim como noutros concelhos do País, andava em reboliço. A forte implantação do Partido Republicano Português (PRP) na vila raiana impedia a Câmara de tomar opção clara pelo governo ditatorial de Pimenta de Castro (este general, afecto ao Partido Evolucionista, tinha tomado o poder em Janeiro de 1915, na sequência do chamado «Movimento das espadas»).
Os vereadores sabugalenses afectos ao PRP faltavam às reuniões da Câmara e o presidente, o Dr Capêlo, não conseguia reunir o quórum necessário para tomar decisões.
A situação era tal que, em meados de Março, a Câmara não conseguira ainda aprovar o orçamento ordinário para o ano 1915, estando a sua actividade paralisada. O presidente fazia sucessivas convocatórias para sessões extraordinárias que contudo não se realizavam.

Há 100 anos o Sabugal estava politicamente agitado

Há 100 anos o Sabugal estava politicamente agitado

Os republicanos sabugalenses, entre os quais militavam Joaquim Martins, José Casimiro Quintela, Nunes Garcia e César Augusto Louro, que fizeram frente ao governo Evolucionista, cantariam vitória no dia 14 de Maio de 1915 em que uma revolta em Lisboa e no Porto apeou do poder Pimenta de Castro, substituindo-o por João Chagas do partido «Democrático» (nome que designava o PRP).

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 15 DE MARÇO

>> 2012
Câmara reforça critérios de apoio ao associativismo. A Câmara Municipal do Sabugal decidiu quais os factores mais importantes e de maior ponderação para a definição do valor a atribuir às associações concelhias que solicitem apoios para o desenvolvimento das suas actividades.
Opinião de Fernando Lopes. Aqui.

>> 2013
Francisco e Gaspar. Nesta semana, inevitavelmente, o assunto que domina é a eleição do novo papa, Francisco. A concentração dos media na eleição de um novo papa explica-se por o catolicismo ser uma religião que está na base da civilização europeia e que, partindo dela, se espalhou por todo o mundo. Também por ser a religião que tem verdadeiramente um líder único e diria que, por fim, a eleição de um papa é uma coisa rara.
Opinião de Fernando Lopes. Aqui.

>> 2014
Petição contra genocídio cultural em Vilar Maior. Um grupo de cidadãos, manifestando-se preocupados com o atentado ao património histórico de Vilar Maior, Sabugal, que resulta de uma obra da Câmara Municipal, subscreveu uma petição ao IGESPAR apelando ao fim daquele «genocídio cultural».
Notícia. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1229 – Concessão de foral a Castelo Mendo pelo rei D. Sancho II, estando em Vila do Touro.

>> 1915 – Vaga o lugar de notário no Sabugal, pela transferência para Braga do Dr Nunes Garcia.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1147 – D. Afonso Henriques conquista Santarém.

>> 1961 – Em Quitexe, Angola, são assassinados 109 europeus e 148 africanos, sendo as primeiras vítimas da revolta nacionalista que levará à guerra colonial.

>> 1965 – Jonas Savimbi funda a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 44 a.C. – Morte de Júlio César, general e estadista romano (nasceu no ano 100 a.C.).

>> 1493 – Cristóvão Colombo regressa a Maiorca, no final da viagem de descoberta da América.

>> 1917 – O czar russo Nicolau II abdica, abrindo caminho para a Revolução Bolchevique.

>> 1991 – A Alemanha reunificada recupera formal e plenamente a sua soberania nos termos do Tratado Dois Mais Quatro.

:: ::
>> Dia 74 de 2015. Faltam 291 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta