Efemérides 2015 – 14 de Março

Março 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 14 DE MARÇO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 14 de Março destacamos a inauguração da Pousada de São Lourenço, em Manteigas, no ano de 1948, e também a fundação da TAP por Humberto Delgado em 1945.

Há 67 anos foi inaugurada a Pousada de Manteigas

Há 67 anos foi inaugurada a Pousada de Manteigas

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de Santa Matilde.
>> Dia Mundial da Incontinência Urinária.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Pousada de São Lourenço em Manteigas
Há 67 anos, em 14 de Março de 1948, foi inaugurada a Pousada de São Lourenço, em Manteigas, em plena Serra da Estrela. Foi a quarta pousada a ser construída em Portugal e no dia da sua inauguração tinha apenas quatro quartos. O objectivo da unidade hoteleira era apoiar os montanhistas que demandavam a serra.
Sendo uma unidade de reduzidas dimensões, os hóspedes não podiam ficar alojados mais de três noites, para permitir que outros usufruíssem desta oferta hoteleira. O Arquitecto que a construiu foi Rogério de Azevedo e a decoradora foi Maria Keil.
A Pousada de S. Lourenço, também conhecida por Pousada de Manteigas, é tipicamente um abrigo de montanha, com uma localização privilegiada sobre o Vale do Zêzere e em cuja construção rústica se aplicaram os materiais da região: granito e muita madeira. No seu interior poderá encontrar todo o conforto que se procura em qualquer estação do ano.

>> Fundação da TAP
Há 70 anos, em 14 de Março de 1945, foi criada a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), como serviço estatal integrado no Secretariado da Aeronáutica Civil, de que era director Humberto Delgado, general da Força Aérea que anos mais tarde seria assassinado pela Pide.
Os primeiros aviões a operar são dois DC-3 Dakota, com capacidade para 21 passageiros e as duas primeiras linhas aéreas a ser exploradas são Lisboa-Madrid e Lisboa-Luanda-Lourenço Marques. Esta última continha 12 escalas e durava 15 dias (ida e volta), correspondendo a 24.540 quilómetros de extensão.

O primeiro avião de carreira da TAP: o DC-3 Dakota

O primeiro avião de carreira da TAP: o DC-3 Dakota

Até ao termo da década de 1940, outras rotas são criadas: Paris (1948), Londres (1949) e Sevilha (1948).
Em 1953 a TAP passa de serviço público a sociedade anónima e surgem dois novos destinos: Casablanca e Tânger.
Em 1955 entra ao serviço o primeiro quadrimotor destinado ao longo curso, que opera na linha de África. Nesse mesmo ano realiza-se a viagem experimental ao Rio de Janeiro, com a participação do Almirante Gago Coutinho.
O ano de 1958 dá-se a demissão de Humberto Delgado.
Nos anos seguintes a empresa consolida a sua acção e aumenta o número de rotas e de aviões ao seu serviço, atingindo em 1964 o milhão de passageiros.
A TAP chega a 1974, ano da revolução do 25 de Abril, a operar com 32 aviões tecnologicamente avançados e com mais de 40 destinos em quatro continentes.
Em 1975 a companhia é nacionalizada e volta a ser empresa pública.
A transportadora continua a crescer e a modernizar-se e no decurso de 1985 transporta mais de dois milhões de passageiros.
Na década de 1990 chegam os Boeing 777 e a TAP consegue transportar em cada ano mais de três milhões de passageiros. É também nessa década que entra na era Airbus, consolidando uma frota de aviões mais económicos e versáteis.
Com a entrada no novo milénio, a TAP regista o transporte de mais de 5 milhões de passageiros (em 2004, este número já ascenderia aos 6,5 milhões). A frota aumenta para 40 aviões, escolhe um novo logótipo, e aposta na designação «TAP Portugal». Acumula prémios a nível nacional e internacional em diversas áreas e chega mesmo a tornar-se um case-study em Harvard, ao mesmo tempo que vê contemplada a sua entrada na Star Alliance.

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 14 DE MARÇO

>> 2007
Procura-se a maior árvore do distrito da Guarda. A «Associação Transumância e Natureza» está a organizar um concurso inédito denominado «Em busca da maior árvore» destinado a desafiar os jovens a descobrir a árvore de maior porte do distrito da Guarda.
Notícia. Aqui.

>> 2008
Procissão dos Passos em Pousafoles do Bispo. Cumprindo uma antiga tradição quaresmal que todos os anos de repete, vai realizar-se em Pousafoles do Bispo, freguesia do concelho do Sabugal, a Procissão dos Passos do Senhor, que espera reunir muita gente, alguma dela vinda dos povos vizinhos.
Notícia. Aqui.

>> 2009
Blogue de António Dionísio já está online. O candidato independente nas listas do Partido Socialista à Câmara Municipal do Sabugal, António Dionísio, foi o convidado do programa «Hora Informativa» da Rádio Caria. Aproveitou para clarificar as suas ideias-força – negociação, parceria e contrato – e para divulgar que já está online o blogue oficial da sua campanha.
Notícia. Aqui.

>> 2010
Informação da Confraria da Broa de Avintes. Informação sobre a actividade da Confraria da Broa de Avintes enviada ao Capeia Arraiana pelo confrade-director Paulo Sá Machado.
Notícia. Aqui.

>> 2011
O rescaldo dos Roteiros Gastronómicos. A quarta edição dos Roteiros Gastronómicos, desta vez com a oportuna epígrafe «Sabugal à Mesa», foram do agrado geral e contribuíram para a divulgação da cozinha tradicional raiana e dos restaurantes do concelho do Sabugal. Bucho, enchidos e cabrito na brasa terão sido os pratos mais apreciados pelos que nos visitaram no decurso do evento.
Por Paulo Leitão Batista. Aqui.

>> 2012
Missões importantes. Na sua extensão raiana o Interior pontua-se com pequenos povoados, sóbrios e graníticos, que sobem os montes e decoram os vales. Pouquíssimos habitantes ocupam, ainda, esta faixa cuja população mingua velozmente neste enigmático início de século. Trata-se, no entanto, de gente que armazena na memória saberes e sabores infindáveis.
Crónica de Fernando Capelo. Aqui.

>> 2013
Como construir um concelho com futuro? (2). O futuro do Concelho do Sabugal passa obrigatoriamente pelo aprofundamento das relações transfronteiriças raianas. Sabem, os que me lêem, que defendo desde sempre a importância da integração do Concelho numa região ibérica central, tirando proveito da localização raiana privilegiada.
Opinião de Ramiro Matos. Aqui.

>> 2014
OS MIS€RÁV€IS. Há duas semanas tive a oportunidade de ver jogo de futebol entre o meu Benfica e o Vitória Sport Clube de Guimarães, com amigos do tempo em que não haviam claques organizadas, nem publicidade nas camisolas.
Opinião de Luís Marques Pereira. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1887 – Instalação do Registo Predial na Guarda.

>> 1948 – Inauguração da Pousada de São Lourenço, em Manteigas.

>> 1962 – Nascimento, no Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, de Francisco José Viegas, jornalista e escritor, Secretário de Estado na Cultura em 2011/2012.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1319 – D. Dinis cria a Ordem Militar de Cristo, que sucede à Ordem dos Templários extinta pelo Papa.

>> 1828 – D. Miguel encerra as Cortes. O Hino da Carta é proibido.

>> 1911 – Promulgação da lei eleitoral. O sufrágio é alargado a todos os portugueses maiores de 21 anos que saibam ler e escrever e que não sabendo sejam chefes de família.

>> 1915 – Assaltos a estabelecimentos comerciais em Lisboa e no Porto, para açambarcamento e especulação, motivando a intervenção da força pública.

>> 1939 – O Professor Egas Moniz, que virá a ser Prémio Nobel da Medicina, é baleado com cinco tiros de pistola disparados por um alienado.

>> 1945 – Criação da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), como serviço estatal integrado no Secretariado da Aeronáutica Civil.

Boeing 747 Jumbo da TAP - Capeia Arraiana

Boeing 747 Jumbo da TAP

>> 1974 – Altas patentes militares deslocam-se a São Bento para manifestarem a Marcelo Caetano apoio à política ultramarina – serão classificados como «Brigada do Reumático». Spínola e Costa Gomes primam pela ausência.

>> 1975 – O Governo português decreta a nacionalização da banca. O Conselho da Revolução e a Assembleia do Movimento das Forças Armadas são instituídos.

>> 2007 – O Prémio Camões 2007 é atribuído ao escritor português António Lobo Antunes.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1492 – A rainha Isabel I de Castela ordena aos súbditos judeus e muçulmanos que se convertam ao Cristianismo, sob pena de serem expulsos do país.

>> 1879 – Nascimento, em Ulm, Albert Einstein, físico alemão que formulou a teoria da relatividade.

Albert Einstein - Capeia Arraiana

Albert Einstein

>> 1883 – Morte, em Londres, de Karl Marx, ideólogo do socialismo e autor do livro «O Capital».

>> 1900 – Os EUA adotam o padrão-ouro.

>> 1976 – O presidente egípcio, Anwar Sadat, põe fim ao tratado de amizade e cooperação com a URSS, assinado em 1971.

>> 1998 – Um terramoto, medindo 6,9 na escala de Richter, atinge o sudeste do Irão.

:: ::
>> Dia 73 de 2015. Faltam 292 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta