Efemérides 2015 – 1 de Março

Março 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 1 DE MARÇO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 1 de Março destacamos a inauguração da Barragem do Sabugal no ano 2000.

A barragem do Sabugal foi inaugurada há 15 anos

A barragem do Sabugal foi inaugurada há 15 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de São Rosendo e de Albino.
>> Dia Internacional da Protecção Civil.
>> Feriado municipal em Tomar.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Foral de Alfaiates
Há 718 anos (em 1 de Março de 1297) el-rei D. Dinis, que ocupara o território de Riba Côa, atribui foral à vila de Alfaiates. O documento régio confirma os direitos que o foral leonês da vila já possuía – essa primeira carta de foral fora outorgada por Afonso IX, rei de Leão, durante o seu governo de 1188 a 1230.
Atendendo à posição estratégica de Alfaiates, D. Dinis mandou ainda reconstruir o castelo.

Alfaiates

Alfaiates

>> Inauguração da Barragem do Sabugal
Há 15 anos foi inaugurada pelo então primeiro-ministro António Guterres a barragem do Sabugal, sendo presidente da Câmara António Morgado e presidente da Junta de Freguesia Manuel Rasteiro.
«Esperei 30 anos por isto», disse António Guterres na cerimónia. O empreendimento fora sistematicamente adiado devido a indecisões e recuos desde 1966, ano em que foi anunciada a intenção de construir a barragem, tida como essencial para o projecto de irrigação da Cova da Beira.
António Guterres fez-se acompanhar por Capoulas Santos, ministro da Agricultura, atendendo à importância que a infra-estrutura teria para o desenvolvimento agrário da região.
A barragem dispõe de uma capacidade de armazenamento de 115 hectolitros cúbicos de água, que poderão regar 14 mil hectares, podendo ainda melhorar o abastecimento de água aos concelhos do Sabugal, Almeida e Pinhel. Levou 32 meses a construir e custou 20 milhões de euros.

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 1 DE MARÇO

>> 2007
Recordando António Vilardel Vinholas. O doutor António Vilardel Vinholas era um médico espanhol radicado no Sabugal. Pescador inveterado foi recordado no dia da abertura da pesca.
Notícia. Aqui.

>> 2008
Pior que perder tempo é não ter tempo para perder. Existem aldeias do concelho às quais me sinto pertencer e onde me movo como se sempre ali tivesse vivido, como mais um residente. Uma dessas aldeias tem o nome de Fóios. Gente hospitaleira, humilde e trabalhadora, irradia felicidade. Nos Fóios não existe rendição, abnegação ou conformismo. Gente reivindicativa e combativa, aqui a cidadania exerce-se na sua plenitude.
Crónica de José Robalo. Aqui.

>> 2009
Sentença do Galo no Domingo Gordo em Ruivós. O cerimonial da Sentença do Galo no Domingo Gordo de Carnaval é um ritual que se perde na memória dos de Ruivós. Acto bárbaro para uns, momento de convívio em dia de vale-tudo para outros, a Sentença do Galo reuniu os ruivosenses em mais uma jornada de convívio e confraternização.
Notícia. Aqui.

>> 2010
Sud-Expresso ganha carruagens Talgo. O Sud-Expresso moderniza-se. O mítico comboio da CP, com ligação diária de Lisboa à Hendaia, é o mais antigo da Europa em circulação. Liga, desde 1887, Santa Apolónia a Hendaia e a Paris por TGV. A partir deste primeiro de Março moderniza-se e passa a utilizar material Talgo. Os passageiros passarão a dispor, por exemplo, de quartos com duche privativo, entre outras novidades.
Opinião de Paulo Adão. Aqui.

>> 2011
Caminhada pela Rebolosa e Escabralhado. A 43.ª Caminhada pelo Interior raiano do concelho do Sabugal percorreu os trilhos da Rebolosa e do Escabralhado.
Reportagem da LocalVisãoTv. Aqui.

>> 2012
A Democracia pratica-se! A realização da Sessão de Fevereiro da Assembleia Municipal provocou uma atenção inusitada, em torno de uma Ordem do Dia muito reduzida.
Opinião de Ramiro Matos. Aqui.

>> 2013
Sinos e Campanários. De entre os vários símbolos das aldeias rurais e principalmente da Beira Interior e do Norte de Portugal, há certamente em quase todas elas um SINO. A origem do sino remonta ao século VI tendo sido determinado pelo papa Sabiniano (o 65.º Papa) que deveria existir um em cada igreja. Por isso, o sino nasceu católico.
Crónica de José Fernandes. Aqui.

>> 2014
O falar de Riba Côa – o léxico (91). Damos continuidade à apresentação do léxico «O Falar de Riba Côa» com as palavras e expressões populares usadas na raia ribacudana.
Por Paulo Leitão Batista. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1297 – O rei D. Dinis confirma o foral leonês de Alfaiates.

>> 1768 – O conde de Lippe, alemão contratado em 1762 para comandar e reorganizar o exército português, deixa Portugal atravessando a fronteira em Vale da Mula, depois de ter pernoitado em Almeida.

>> 1879 – Nascimento, em Valverde (Fundão) de D. João de Oliveira Matos, bispo auxiliar da Guarda e fundador da Liga dos Servos de Jesus.

>> 2000 – Inauguração da Barragem do Sabugal.

Inauguração da Barragem do Sabugal - Capeia Arraiana

Inauguração da Barragem do Sabugal

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1290 – D. Dinis cria os Estudos Gerais, em Lisboa, com o diploma «Scientiani Thesaurus Mirabilis».

>> 1912 – Suicídio de Manuel Laranjeira, escritor, poeta, ensaísta, médico e inconformista, autor de «A Doença da Santidade» e «Pessimismo Nacional».

>> 1948 – O governo de Salazar torna pública a ilegalização do Movimento de Unidade Democrática.

>> 1959 – Um grupo de católicos dirige uma carta a Salazar denunciando arbitrariedades cometidas pela PIDE.

>> 1996 – Morte do escritor Vergílio Ferreira, 80 anos, autor de «Para Sempre» e «Manhã Submersa», duas vezes Grande Prémio da APE.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1941 –Heinrich Himmler visita o campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia e ordena a expansão maciça das instalações e a abertura do sub-campo de Birkenau, abrindo o caminho para o Holocausto.

>> 1950 – O Partido do Congresso vence as primeiras eleições na Índia.

:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta