Feiras de queijo promovem Serra da Estrela

Tradições (02) - Capeia Arraiana

O queijo de ovelha produzido na região da Serra da Estrela vai ser promovido no fim-de-semana do Carnaval nos concelhos de Seia, Manteigas, Celorico da Beira e Gouveia, em feiras organizadas pelas câmaras municipais. O concelho do Sabugal oferece aos visitantes a excelência da cozinha raiana na 8.ª edição dos Roteiros Gastronómicos.

Gastronomia no Carnaval - Capeia Arraiana

Gastronomia Em tempo de Carnaval na Serra da Estrela e Região Raiana

Os quatro municípios do distrito da Guarda – Seia, Manteigas, Celorico da Beira e Gouveia – aproveitam uma época do ano em que muitos turistas acorrem à região para divulgar um dos produtos mais emblemáticos e homenagear os pastores e as queijeiras.
A autarquia de Seia vai realizar nos dias 14 e 15, fim-de-semana do Carnaval, mais uma edição da Feira do Queijo Serra da Estrela junto ao edifício do Mercado Municipal. Segundo a organização, para o evento anual foram convidados «todos os produtores de queijo e de produtos regionais de reconhecido valor», como o pão, o vinho do Dão, os enchidos, a lã e o mel. A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra e a Confraria do Cão Serra da Estrela farão, durante a feira, a recriação de uma quinta do pastor.
A câmara de Manteigas promove durante o período carnavalesco a XXII ExpoEstrela – Mostra de Actividades e Feira de Artesanato, para divulgar as potencialidades locais, incluindo o queijo de ovelha tradicional, junto dos visitantes da Serra da Estrela.
O evento, no recinto do Mercado Municipal, contará com expositores de artesanato, comércio, indústria, serviços, associativismo, gastronomia, animação, um desfile de Carnaval e animação.
Em Celorico da Beira, vila que adoptou a denominação de «Capital do Queijo Serra da Estrela», as actividades integradas na Feira do Queijo decorrem entre os dias 13 e 21. O concelho tem mais de 60 produtores de queijo, reconhecendo o presidente da câmara, José Monteiro, tratar-se de um sector «que emprega cerca de 400 pessoas no equivalente à presença de uma empresa multinacional». O programa inclui a venda de queijo da Serra da Estrela, feito com leite de ovelha, certificado e não certificado, produtos regionais e artesanato, animação, espectáculos musicais e um desfile de carnaval.
No vizinho concelho de Gouveia, o queijo é divulgado durante a ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela que vai de sexta-feira (13) a terça-feira (17). O certame inclui feira do queijo, artesanato, gastronomia, o «Carnaval na Serra» e animação tendo como objectivo «vender e expor marcas e produtos» da região e «oferecer aos gouveenses e turistas uma mais alargada oferta cultural».
A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os concelhos de Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã.

Roteiros Gastronómicos do concelho do Sabugal
A abertura oficial da 8.ª edição dos Roteiros Gastronómicos terá lugar no dia 13 de Fevereiro, às 17:30 horas, no Restaurante «Casa da Esquila», localizado na freguesia do Casteleiro. Os restaurantes aderentes – O Pelicano (Alfaiates), Casa da Esquila (Casteleiro), Trutalcôa (Quadrazais), O Templo (Sabugal), O Robalo (Sabugal), Sol-Rio (Sabugal) e D. Sancho I (Sortelha) – concorrem ao «Prémio Iguaria» confeccionando cabrito e borrego, que serão
avaliados por um Júri. Ao jantar os restaurantes oferecem momentos musicais ao vivo, a cargo do Grupo de Fados da Guarda, da Fadista Tânia Patrício e do Saxofonista Luís Carvalho.
No sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro, pelas 10:00 horas tem início o Mercado da Terra – Feira do Carnaval, no Mercado Municipal do Sabugal.
A partir das 10:30 horas terá lugar no Auditório Municipal do Sabugal uma recepção de boas-vindas às Confraria Gastronómicas e aos participantes no VI Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, com início marcado para as 11:00 horas. A cerimónia será seguida de almoço com a degustação de Sua Ex.ª o Bucho Raiano no Salão da Junta de Freguesia do Sabugal.
No domingo de Carnaval, dia 15 de Fevereiro, terá lugar a partir das 15:00 horas o tradicional desfile de Carnaval que privilegiará a temática da «Pastorícia» pelas ruas da cidade do Sabugal com a colaboração das várias associações e IPSS’s do concelho bem como de todos os foliões que queiram participar.
jcl (com agência Lusa e C.M. Sabugal)

Deixar uma resposta