Confraria do Bucho homenageia Natália Bispo

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

Sob o lema «À mesa com D. Dinis», realiza-se no dia 14 de Fevereiro, sábado de Carnaval, o VI Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, que inclui no programa uma homenagem à confreira recentemente falecida Natália Bispo. A cerimónia capitular inclui uma demonstração de judo, um momento musical, a habitual oração de sapiência, a entronização de novos confrades e conta no final com a intervenção do Presidente do Turismo Centro, Pedro Machado.

cartaz capitulo

Homenagem a Natália BispoHomenagem póstuma à Confreira Natália Bispo
O dia da reunião magna da confraria sabugalense começa com a realização de uma missa, pelas 9:30 horas, a celebrar na Igreja de São João pelo padre Manuel Dinis pela alma da confreira Natália Bispo, que integrava a Mesa de Vedores da Confraria.
A Talinha, como era carinhosamente chamada, esteve desde a primeira hora envolvida na criação da agremiação, pertencendo à primeira direcção como mestre-de-cerimónias, participando em reuniões, representando a associação nos mais diversos eventos e empenhando-se em garantir uma presença viva e notória, que ajudou a afirmar a confraria como entidade essencial para a defesa da gastronomia raiana e a valorização da região.
No decurso da cerimónia protocolar haverá também um momento especial em que se voltará a recordar a saudosa confreira Natália Bispo.

Pedro Machado - Pres Turismo CentroEncerramento pelo presidente do Turismo Centro de Portugal
Outro momento de relevo deste VI Capítulo da Confraria do Bucho Raiano será o encerramento da cerimónia protocolar, em que discursará o presidente da entidade Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que virá ao Sabugal para enaltecer a importância da gastronomia raiana na promoção do turismo na região da Serra da Estrela.

A cerimónia protocolar no edifício do Auditório Municipal, terá o seu início às 11:00 horas, com a recepção e boas-vindas às confrarias gastronómicas de todo o País e aos convidados com uma degustação volante com aperitivos onde não faltarão derivações de bucho raiano servida pelo restaurante Casa da Esquila.

Demonstração de judoSecção de Judo do Sporting Clube do Sabugal
Numa iniciativa diferente, a anteceder a cerimónia propriamente dita, entrarão em palco os jovens atletas de judo do Sporting Clube do Sabugal, orientados pelo treinador David Carreira, que farão uma demonstração da modalidade.
Os sucessivos sucessos alcançados por estes atletas sabugalenses nas provas nacionais e internacionais em que participam, levando longe e prestigiando o nome do Sabugal, merece que lhes apreciemos a arte e admiremos o empenho e o sacrifício pessoal e das respectivas famílias que os apoiam nos treinos e nas deslocações que acontecem quase todos os fins-de-semana do ano.

A jovem violinista Mara Luna Carvalho

A jovem violinista Mara Luna Carvalho

Actuação da violonista Mara Carvalho do Soito
Na abertura da cerimónia protocolar, intervirá a vice-presidente da Câmara Municipal, Maria Delfina Leal, também confreira do bucho, para dar as boas vindas aos que nos visitam. Seguir-se-á um momento musical, com a actuação da violinista Mara, do Soito, uma jovem muito promissora e empenhada na formação.

Maria Máxima VazOração de Sapiência
A sempre muito esperada oração de sapiência estará a cargo da confreira honorária Maria Máxima Vaz que falará da gastronomia no tempo de D. Dinis, o rei português que fez de Riba Côa território nacional e que concedeu ao Sabugal protecção régia. A Doutora Maria Máxima Vaz, natural da Abitureira, é uma historiadora com obra publicada e empenhada investigadora da Universidade Nova de Lisboa, sendo especialista na vida e na obra do rei D. Dinis.
Haverá novos confrades para entronizar, que prestarão juramento e receberão as insígnias da confraria. Serão também conferidas honras a pessoas de prestígio, pela sua dedicação ao concelho e contributo para a afirmação da sua gastronomia, a quem a confraria entendeu conceder o título de confrades honorários, entre os quais estará Natália Bispo, que receberá a distinção a título póstumo.

Foto de família e desfile pelas ruas do Sabugal
Após a cerimónia os confrades do bucho e as demais confrarias que virão até nós, desfilarão pelas ruas da cidade, desde o Auditório até à Junta de Freguesia, num percurso animado pelos bombos da Torre. A meio do desfile os presentes posarão para a tradicional foto de família que ficará a marcar o momento.
O almoço de bucho acontecerá pelas 13h30 no salão da Junta de Freguesia do Sabugal e Aldeia de Santo António, servido pelo restaurante Casa da Esquila, do Casteleiro. A regar o bucho, as batatas e os grelos de nabo, será servido o vinho 2.5 (Vinhos de Belmonte), da adega do confrade honorário Manuel Gouveia, que é o vinho oficial da Confraria.
Durante a cerimónia haverá ainda uma surpresa que a organização prepara com a devida reserva.

Inscrições abertas para confrades e amigos da Confraria
Estão abertas as inscrições para confrades e amigos da confraria que pretendam assistir ao Capítulo e participar no almoço, até ao dia 10 de Fevereiro, sendo a capacidade limitada.
Inscrições pelo e-mail: confrariabuchoraiano@gmail.com, indicando o nome das pessoas com vista à disposição prévia dos lugares nas mesas.
Paulo Leitão Batista (Chanceler da Confraria)

3 Responses to Confraria do Bucho homenageia Natália Bispo

  1. António Alves Fernandes diz:

    ESTÁ JÁ A FAZER-SE JUSTIÇA A UMA MULHER – NATÁLIA BISPO – QUE MUITO PUGNOU PARA QUE AS TRADIÇÕES E A CULTURA DO SABUGAL E DAS SUAS GENTES, NÃO FICASSE ENTRE AS PAREDES DO CASTELO DE CINCO QUINAS.

  2. Alberto M L Pachê diz:

    É de louvar o facto da Confraria do Bucho Raiano, no seu VI Capítulo, homenagear uma das pessoa que mais fez pela divulgação e promoção do Concelho do Sabugal,a confreira Natália Bispo,Talinha.Um programa recheado de bons momentos, nomeadamente a Oração de Sapiência proferida pela Prof.Doutora da Abitureira-Vila do Touro,Maria Máxima,A Sessão de Encerramento pelo Presidente do Turismo da Região Centro também merece o meu elogia.Parabéns aos organizadores.

  3. JOSE ANTONIO diz:

    A CONFRARIA TEM FEITO MUITO PELO SABUGAL. É UMA HONRA TER UMA CONFRARIA COM ESTA DINÂMICA

Deixar uma resposta