Efemérides 2015 – 7 de Janeiro

Efemérides - 2015 - © Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 7 DE JANEIRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Importa recordar alguns eventos marcantes. Fazemos alusão a efemérides regionais, nacionais e internacionais e destacamos os acontecimentos históricos que merecem uma atenção especial.

D. Dinis morreu há 690 anos

D. Dinis morreu há 690 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. Raimundo de Penhaforte.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Morte do rei D. Dinis
Há 690 anos faleceu o rei D. Dinis, monarca que fez de Riba Côa terra Portuguesa.
O seu reinado durou 46 anos, realizando importantes reformas políticas, económicas, culturais e judiciais. Instituiu a língua Portuguesa como língua oficial da corte, criou a primeira Universidade portuguesa, libertou as Ordens Militares de influências estrangeiras e aprofundou o centralismo régio. Fomentou a economia do reino, criando inúmeros concelhos onde instituía feiras francas para o desenvolvimento do comércio, determinando a exploração de minas e organizando a exportação de produtos para outros países europeus. Assinou o primeiro acordo comercial português com a Inglaterra, fundou a marinha Portuguesa.
Sendo trovador, criou as Cantigas de Amigo, contribuindo para o desenvolvimento da poesia trovadoresca. Apoiou as artes e as letras e impulsionou a tradução de muitas obras para português.
A sua morte terá ficado a dever-se, segundo alguns estudiosos, a complicações cardíacas. Em 1322 um ataque cardíaco criou-lhe sérios problemas de saúde, mas viveria mais três anos, ainda que muito debilitado.
Morreria em Santarém, sendo sepultado em Odivelas, onde o seu corpo ainda jaz. Para melhor conhecimento dos factos ligados à morte de D. Dinis veja-se o artigo «Túmulo do Rei D. Dinis foi aberto em 1938» de Maria Máxima Vaz recentemente publicado no Capeia Arraiana (aqui).

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 7 de Janeiro de 2007
Sabugalense chefia Casa Bento Menni da Guarda. A nova Superiora da Casa de Saúde Bento Menni é a Irmã Lúcia Reduto, natural do concelho do Sabugal, que chega à Guarda no dia 9 de Janeiro.
Notícia do Capeia Arraiana. Aqui.

>> 7 de Janeiro de 2008
Câmara aposta no Cró e na ligação à A23. A Assembleia Municipal do Sabugal, realizada no dia 28 de Dezembro, aprovou o orçamento e as grandes opções do plano para o ano 2008, onde avultam os investimentos no parque termal do Cró, ligação da fronteira à A23, pólo empresarial do Soito, zona empresarial do Sabugal, melhoria de algumas acessibilidades e a requalificação urbana de Vilar Maior.
Notícia do Capeia Arraiana. Aqui.

>> 7 de Janeiro de 2011
Aldeia da Ponte quer recuperar antigo colégio. A demora na recuperação do edifício do antigo colégio de Aldeia da Ponte foi a maior preocupação manifestada pelo presidente da Junta de Freguesia da localidade, no decurso da visita que o executivo autárquico do Sabugal efectuou à aldeia por ocasião da reunião de câmara do passado dia 22 de Dezembro.
Notícia do Capeia Arraiana. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1835 – Criação, por portaria régia, do hospital de Penamacor, com dinheiro doado por beneméritos da terra. Ficou inicialmente instalado numa casa humilde, mas em 1867 passaria para o edifício do convento de Santo António.

>> 1968 – Início da publicação do jornal semanário católico «Amigo do Sabugal», inserto na última página do «Amigo da Verdade». O «Amigo», coordenado pelo Padre António Souta, foi precedido pela «Voz do Sabugal» (este editado desde 1962).

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1325 – Morte do rei D. Dinis (nasceu a 9 de Outubro de 1261).

>> 1355 – Morte de Inês de Castro, assassinada, a mando do Rei Afonso IV, por Álvaro Gonçalves, Diogo Lopes Pacheco e Pêro Coelho (este último do Jarmelo).

>> 1938 – A actriz Beatriz Costa regressa a Lisboa vinda do Brasil, mas sem a sua conhecida franja do cabelo, o que motivou reacções públicas de desagrado.

>> 1959 – O general Humberto Delgado é exonerado e aposentado compulsivamente por despacho do Subsecretário de Estado da Aeronáutica general Kaulza de Arriaga.

>> 1961 – Os funcionários administrativos deixam de trabalhar sábado à tarde – mas terão de trabalhar mais meia hora por dia.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1566 – Início do pontificado de Pio V.

>> 1782 – É aberto o primeiro banco dos EUA, o Banco da América do Norte.

>> 1797 – Consagração no Congresso de Reggio da bandeira tricolor (verde, branco e vermelho) que se tornará na bandeira nacional da Itália.

>> 1997 – Atentado à bomba em Argel, que causa 13 mortos.

Deixar uma resposta