O ano 2014 em retrospectiva

Apresentamos o ano que findou em retrospectiva, recordando o que foi notícia no Capeia Arraiana. O Acontecimento do ano, já o anunciámos, foi o encerramento do Tribunal do Sabugal em resultado da reforma judiciária. A personalidade do ano, também já o dissémos, foi Emanuel Martins, o nosso jovem campeão de judo.

Tzipora Rimon, embaixadora de Israel, com Natália Bispo na Casa do Castelo no dia 3 de Fevereiro de 2014

Tzipora Rimon, embaixadora de Israel, com Natália Bispo na Casa do Castelo no dia 3 de Fevereiro de 2014

JANEIRO
No início do ano estava ao rubro a luta pela manutenção dos tribunais que iriam fechar face à reforma judiciária do Governo. O presidente da Câmara Municipal de Penamacor reivindicou publicamente a manutenção do tribunal naquela vila e em Meda anunciaram-se medidas de protesto para se tentar evitar o fim da Justiça naquele concelho. No Sabugal nada acontecia e os autarcas aguardavam serenamente a implementação da reforma.

A presidente da Junta de Freguesia de Quadrazais, Silvina Silva, evocou no dia 4 de Janeiro a memória do seu conterrâneo escritor Nuno de Montemor, que falecera há exactamente 50 anos. Houve missa solene com a presença do bispo da Guarda e de altas autoridades militares – o homenageado fora capelão do exército.

O general Artur Pina Monteiro, que superintendia ao Exército Português) foi nomeado pelo Presidente da República Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), sucedendo ao general Luís Araújo (Força Aérea).

General Pina Monteiro com Presidente da República Cavaco Silva

General Pina Monteiro com Presidente da República Cavaco Silva (foto: D.R.)

FEVEREIRO
No dia 3 a embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, visitou a Casa do Castelo, no Sabugal, num programa organizado pela Rede de Judiarias de Portugal. Foi recebida pela proprietária, Natália Bispo, que lhe deu a conhecer o Aron Há Kodesh (armário de pedra para o culto judaico) que a Casa dispõe.

O judoca do Sporting Clube do Sabugal, Emanuel Martins, foi convocado para treinar na selecção nacional de judo do respectivo escalão etário, facto que lhe poderá abrir as portas para mais altos voos na modalidade. Foi David Carreira, treinador do atleta, que deu a boa nova. Nessa sequência o seleccionador nacional de judo, no escalão de cadetes, Pascal Locarini, viria ao Sabugal nesse mesmo mês de Fevereiro para visitar a Secção de Judo do Sporting Clube do Sabugal e orientar um treino com os seus atletas.

O judoca Emanuel Martins

O judoca Emanuel Martins

MARÇO
No sábado, dia 1 de Março, a Confraria do Bucho Raiano reuniu o V Capítulo em Aldeia do Bispo, Sabugal, no pavilhão do Lar de Santo Antão, onde se realizou a cerimónia protocolar e o almoço de bucho servido pelo restaurante Trutalcoa. Estiveram representadas 20 confrarias, vindas de todo o país, que encheram as ruas da aldeia raiana com o colorido dos seus trajes e estandartes.

Ainda no dia 1 de Março, o árbitro do jogo de futebol que opôs o Sabugal ao Gouveia, do distrital de juniores, expulsou a equipa visitante completa, dentre jogadores, técnicos e dirigentes. O caso insólito acabou com o jogo onde os gouveenses esperavam sagrar-se campeões distritais.

A Câmara Municipal do Sabugal adquiriu para o serviço do presidente um Mercedes Benz C220, pelo valor de 53 mil euros, facto muito criticado pela oposição política no Executivo e na Assembleia Municipal, alegando que o valor é excessivo e a Câmara deveria ter outras prioridades.

A equipa do Rio Ave, de Vila do Conde, obteve o primeiro lugar no Torneio de Veteranos Comemorativo do 75º Aniversário do Sporting Clube do Sabugal, realizado no dia 22 de Março, no Estádio Municipal do Sabugal.

A equipa de veteranos do Rio Ave no Estádio do Sabugal

A equipa de veteranos do Rio Ave no Estádio do Sabugal

ABRIL
Investigadores da Universidade da Beira Interior desenvolveram um projecto pioneiro junto da população da freguesia de Casteleiro, Sabugal, para acompanhar a saúde dos habitantes e disponibilizar uma base de dados para trabalhos científicos.

Manuel Barros, presidente da Junta de Freguesia da Rebolosa, foi eleito vogal da direcção da Delegação da Guarda da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), cujo presidente passou a ser João Prata, presidente da Junta de Freguesia da Guarda e Deputado na Assembleia da República.

Vilar Maior, no concelho do Sabugal, recriou o ambiente da Terra Santa do tempo de Jesus, na Sexta-feira Santa, dia 18 de Abril. Actores amadores, mas muito «profissionais», encarnaram o evangelho de S. Mateus, proporcionando aos espectadores uma noite de oração intensa.

A Junta de Freguesia do Casteleiro, Sabugal, realizou no dia 25 de Abril a conferência «40 anos de Poder Local Democrático», em que participaram antigos autarcas como Joaquim Mourão, Joaquim Portas e Amadeu Poço. Evocou-se assim uma das principais conquistas da Revolução dos Cravos.
Ainda na evocação da Revolução dos Cravos a União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António realizou a «Caminhada do 25 de Abril», seguida de almoço de convívio, arruada e concerto musical.

Casteleiro - conferência sobre os 40 anos do 25 de Abril e do Poder Local Democrático

Casteleiro – conferência sobre os 40 anos do 25 de Abril e do Poder Local Democrático

MAIO
O deputado Carlos Peixoto foi eleito presidente da comissão política distrital do PSD da Guarda, tendo derrotado o concorrente adversário, Rui Ventura, por uma diferença de 197 votos.

As instalações da Casa do Concelho do Sabugal, em Lisboa, foram o local escolhido para o Capítulo Interno (assembleia geral ordinária) da Confraria do Bucho Raiano. Na «Casa» marcaram presença, ao final da tarde de 16 de Maio, os titulares dos órgãos sociais – Chancelaria, Mesa Capitular e Mesa de Vedores – tendo aprovado as contas da associação e discutido outros assuntos de interesse.

Nas eleições para o Parlamento Europeu de 25 de Maio, foram eleitos 751 eurodeputados pelos 28 Estados-membros da União Europeia. Em Portugal o Partido Socialista venceu com 31,5 por cento dos votos ficando a Aliança Portugal (PPD-PSD e CDS-PP) em segundo lugar com 27,7 por cento. As «Europeias» registaram mais de 65 por cento de abstenções, 4,42 por cento de votos brancos e 3 por cento de votos nulos. Foram eleitos oito deputados pelo PS, sete pela Aliança Portugal, três pela CDU, dois pelo MPT e um pelo Bloco de Esquerda. No Sabugal (70,33% de abstenção) venceu a Aliança Portugal e na Guarda o Partido Socialista.

Eleições Europeias 2014 - Guarda - Capeia Arraiana Eleições Europeias 2014 - Sabugal - Capeia Arraiana

(Clique nas imagens para ampliar.)

Resultados Nacionais, distrito a distrito, das Eleições Europeias. Aqui.

Entre Maio e Dezembro os municípios da Guarda e do Sabugal evocaram a vida e a obra do escritor Nuno de Montemor (1881-1964), nascido em Quadrazais, no concelho do Sabugal. Realizaram-se exposições, colóquios e conferências.

JUNHO
As comemorações do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, assentaram arraiais na Guarda, devolvendo à cidade o protagonista de há 37 anos atrás quando era presidente o General Ramalho Eanes.

A feira AgroRaia, organizada pela AFRS-Associação das Freguesias da Raia Sabugalense (Aldeia da Ponte, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha, Alfaiates, Fóios, Forcalhos, Malcata, Nave, Quadrazais e Vale de Espinho) realizou-se em Quadrazais entre os dias 6 e 8 de Junho.

A judoca Carla Vaz do Sporting Clube do Sabugal, venceu a categoria feminina (-57 kg) e conquistou a medalha de ouro na 30.ª edição da Taça Cidade de Castelo Branco que se realizou no sábado, 21 de Junho, na capital da Beira Baixa.

O ciclista Rui Costa, que venceu pela terceira vez consecutiva a Volta à Suíça, esteve no concelho do Sabugal, mais propriamente no Soito, no dia 27 de Junho, para defender o título de campeão português de contrarrelógio. Seria porém o seu companheiro de equipa Nelson Oliveira a ganhar o título de 2014.

O Champimóvel, esteve no Largo da Fonte, no Sabugal, proporcionando aos mais novos uma viagem interactiva através do corpo humano, apresentada pela personagem Champi.

Os pais das crianças que frequentavam a Escola Básica de Santo Estêvão, no concelho do Sabugal, lançaram uma recolha de assinaturas contra o encerramento daquele estabelecimento de ensino pelo Ministério da Educação. Mau grado os protestos dos populares, a escola, que servia as aldeias do sul do concelho (Casteleiro, Moita, Terreiro das Bruxas, Santo Estêvão e Malcata) acabaria encerrada.

O governo decidiu encerrar a escola de Santo Estêvão (Sabugal)

O governo decidiu encerrar a escola de Santo Estêvão (Sabugal)

JULHO
A Câmara do Sabugal, pela voz do vereador Amadeu Neves, anunciou as prioridades para o futuro do concelho: caminhadas e BTT – «o resto são megalomanias que não nos levam a lado nenhum», afirmou o autarca à LocalVisão TV.

Os primeiros dados do projecto de vigilância da saúde dos habitantes da freguesia de Casteleiro, no concelho do Sabugal, indicam que entre 80 a 90% dos idosos têm problemas de audição, visão e dentição.

O padre Hélder Lopes foi nomeado pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vice-reitor do Seminário Maior da Guarda. O sacerdote era responsável desde Agosto de 2008 pela Comunidade da Unidade Pastoral do Planalto do Côa que integra as paróquias de Arrifana do Côa, Badamalos, Bismula, Carvalhal, Rapoula do Côa, Ruivós, Ruvina, Vale das Éguas e Vilar Maior. Foi promotor e dinamizador de cerimónias marcantes – como a paixão de Cristo ou a encomendação das almas – que envolveram centenas de participantes e milhares de espectadores ao longo dos últimos anos. Deixa aos seus paroquianos um legado precioso e único onde se incluem, também, a recuperação de algumas igrejas raianas. O padre Hélder Lopes foi substituído nas paróquias pelo padre Daniel Cordeiro.

O Padre Helder na procissão da festa da Bismula (foto de Sónia Tomé)

O Padre Helder na procissão da festa da Bismula (foto de Sónia Tomé)

AGOSTO
No mês das Capeias, a tradição cumpriu-se nas aldeias da raia sabugalense. De manhã o encerro e touro da prova com a participação de dezenas de cavaleiros e centenas de populares. À tarde foi tempo de pedido da praça, com tamborileiro e banda filarmónica e a lide com forcão. No final do dia foi hora do desencerro com a condução dos toutros para fora da aldeia. A tradição está viva e de boa saúde.

Ao nono dia de competição, a caravana da Volta a Portugal em Bicicleta esteve no concelho do Sabugal. Foi a jornada mais longa da 76.ª edição, com 194 quilómetros – teve início no Sabugal e percorreu as estradas do concelho raiano antes de rumar a Castelo Branco.

No início do mês de Agosto desapareceu um idoso no Sabugal que saiu do lar da Santa Casa da Misericórdia e não regressou. Foi montada uma vasta operação de busca e salvamento protagonizada pela GNR e Bombeiros do Sabugal, mas o idoso apenas seria encontrado sem vida um mês e meio depois do desaparecimento.

A poetisa Georgina Ferro apresentou o seu livro «O Meu Arraiar por Terras do Sabugal» em Aldeia do Bispo, sua terra natal, no pátio das «Casas da Pedra», na tarde do dia 14 de Agosto, tendo como cenário de fundo um quadro do pintor Alcínio Vicente, seu conterrâneo.

Georgina Esteves Ferro em Aldeia do Bispo - foto de José Luís Vicente

Georgina Esteves Ferro em Aldeia do Bispo – foto de José Luís Vicente

SETEMBRO
No dia 1 de Setembro entrou em vigor o novo mapa judiciário criado pela reforma encetada pelo Governo. A Câmara do Sabugal, que pecou por não ter movido uma palha para evitar o encerramento do Tribunal, deu-se ao ridículo de transportar para a Guarda os processos judiciais.

A Câmara do Sabugal e a Assembleia Municipal, rejeitaram atribuir a medalha de mérito cultural do Município a dois historiadores e pessoas gradas do concelho: Maria Máxima Vaz e Adérito Tavares.

OUTUBRO
A empresa Existence SA, que «vendeu» à Câmara do Sabugal a ilusão do Ofelia Club, projecto médico-terapêutico para Malcata, entrou em processo de dissolução por não ter apresentado contas durante vários anos.

Chegou ao fim a ilusão do Ofelia Club de Malcata

Chegou ao fim a ilusão do Ofelia Club de Malcata

O atleta raiano Emanuel Martins conquistou o terceiro lugar na Copa de Espanha Juniores de judo, na categoria de -55 kg. O merecido prémio no pódio, foi conseguido pelo judoca sabugalense defrontando atletas de maior porte e graduação.

NOVEMBRO
O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, garantiu que o governo vai avançar com um projecto de resolução que visa criar um Dia Nacional da Gastronomia. A ideia foi transmitida por ocasião da realização da Assembleia Geral da Federação das Confrarias Gastronómicas, realizada no sábado, dia 15 de Novembro, na Figueira da Foz.

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDRR) de Rendo, na continuidade de uma constante actividade ao logo do ano, realizou uma jornada de convívio ao redor do forno comunitário da aldeia, cozendo pão e doces segundo os preceitos dos tempos antigos.

O queijo de cabra de cura prolongada «Quinta da Cabreira», da queijaria raiana Lactibar-Lacticínios do Sabugal, com fábrica em Rendo, foi premiado pelo quarto ano consecutivo como o Melhor Queijo no Concurso de Queijos de Portugal, promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.

Queijo «Quinta da Cabreira» foi premiado

Queijo «Quinta da Cabreira» foi premiado

DEZEMBRO
A almejada e sucessivamente prometida ligação à auto-estrada A23 do concelho do Sabugal tornou-se definitivamente uma miragem, ao não ser incluída no plano de investimentos para os próximos cinco anos da empresa pública Estradas de Portugal.

A construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Sabugal pode ser finalmente uma realidade – foi lançado concurso para o efeito e há esperança do seu efectivo financiamento.

O ano findou com uma tristíssima notícia: Faleceu na madrugada de 30 de Dezembro, Natália Bispo, natural do Sabugal. A Talinha, como era conhecida entre os amigos, foi uma lutadora pelo concelho do Sabugal, defendendo o seu desenvolvimento, a sua cultura e as suas gentes. Partiu uma grande amiga do Capeia Arraiana.

plb e jcl

One Response to O ano 2014 em retrospectiva

  1. João Duarte diz:

    Falta aí como um grande acontecimento do ano de 2014, a presença desse grande vulto “coltural” chamado “moustache” no Mercado da Terra/Feira da Castanha no mês de Novembro. Grande falha de quem escreveu este artigo. Tal vulto “coltural” não costuma vir ao concelho do Sabugal, pelo que não se entende tal negligência. Como disse o Presidente da Câmara na última Assembleia Municipal, foi um evento mobilizador e tal só se pode ter devido à presença deste vulto “coltural”, acrescento eu… Se quiserem saber a qualidade desse vulto atentem só neste poema da sua autoria: “Ai, ai, ai, como é bom ser “avuzinho”, ai , ai ai, como é lindo o meu netinho”. Não é , realmente , para todos o recorte literário de tal poema.
    Está à disposição de quem o quiser apreciar no youtube, neste link http://youtu.be/qQhT0hnty58

Deixar uma resposta