Faleceu Natália Bispo

Obituário - © Capeia Arraiana

Faleceu na madrugada desta terça-feira, 30 de Dezembro, Natália Bispo, natural do Sabugal. Estava internada na Unidade de Cuidados Continuados do Fundão, debatendo-se com uma doença prolongada que a afectou gravemente. A Talinha, como era conhecida entre os amigos, foi uma lutadora pelo concelho do Sabugal, defendendo o seu desenvolvimento, a sua cultura e as suas gentes. Partiu uma grande amiga do Capeia Arraiana.

Natália Bispo

Natália Bispo

Apresentamos sentidas condolências ao marido, Romeu, aos dois filhos, Eduardo e Cláudia, à mãe, aos irmãos e ao cunhado, António Emídio, assim como aos demais familiares.

A Natália Bispo empenhou-se sempre nas grandes causas do Sabugal: colaboradora da paróquia, activa divulgadora do nosso património, encontrou sempre espaço para a intervenção cívica.
Pertenceu à Assembleia de Freguesia do Sabugal, ajudou a fundar e a afirmar a Confraria do Bucho Raiano, integrando os corpos sociais – era actualmente Vedora-Relatora.
Mas a sua obra mais emblemática e a que certamente mais a orgulhou foi a abertura da Casa do Castelo – uma casa que era muito mais do que uma loja comercial. Situada no centro histórico da vila do Sabugal, a Casa do Castelo era o ponto de encontro de quem visitava o concelho do Sabugal. Era lá que se obtinha informação, que se podiam apreciar peças museológicas e conhecer a história das nossas terras.

O funeral está marcado para o dia 31 de Dezembro, no Sabugal, às 16:00 horas.

jcl e plb

20 Responses to Faleceu Natália Bispo

  1. Fernando Ferreira diz:

    Sem palavras para dizer da minha tristeza e de quanto fico afectado. É uma companheira de luta contra o cancro que fica pelo caminho…

  2. José Bernardo diz:

    Os meus sinceros pêsames para a família. Uma grande perda para o concelho, onde ela era “embaixadora”.

  3. vítor coelho diz:

    Adeus Talinha. O Além ficou mais rico. Nós, por cá, mais pobres.

  4. João Duarte diz:

    Os meus pêsames à família

  5. Embora já estivéssemos à espera, pela evolução nas últimas semanas, o desaparecimento da Talinha deixa-me igualmente sem palavras. Sentidas condolências ao Romeu e aos filhos.

  6. Confrade diz:

    Uma Mulher que, de forma simples e assertiva, defendeu e lutou por causas nobres em prol deste Concelho votado ao esquecimento.

    A nossa Terra tem Gente desta índole, com uma elevada e altruísta idiossincrasia que bem merece ser relembrada eternamente como alguém cuja raia sabugalense lhe corria nas veias.

    São estes momentos de profunda tristeza que nos obrigam a uma reflexão mais desprendida sobre o verdadeiro valor da vida e o rumo que cada um de nós deve tentar redefinir em cada momento.
    Um confrade da Confraria do Bucho Raiano

  7. O seu prestígio dentro e fora do seu Concelho era um facto.. Esta região perdeu uma personalidade exemplar. O meu respeito pela memória desta grande defensora da identidade sabugalense, que radica nas nossas Terras do Côa. Paz à sua alma.

  8. Osvaldo diz:

    Partiu uma Grande Senhora, ficou um Grande Nome do Sabugal e Beira Interior, “Natália Bispo”, que certamente os seus amigos e conterrâneos saberão (obrigatóriamente) perpéctuar… Foi uma Grande Embaixadora da sua terra,… será sempre a Embaixatriz do seu povo.

  9. Clinaxia Clinica Médica e Dentaria lda diz:

    Um grande beijinho de muita força para a família. Sem dúvida uma grande mulher… que a sua alma descanse em paz. Sentidas condolencias de toda a equipa de trabalho da Clinaxia Clinica Médica e Dentaria lda Sabugal.

  10. Manuel Cardoso Mendes diz:

    Apesar de nunca ter contactado diretamente com a Talinha, talvez porque vivo fora do Sabugal há mais de 40 anos, não deixei de seguir e me interessar pela sua obra em prol da nossa Terra. Porque me considero amigo de seu irmão, José Cipriano, e também do seu marido Romeu, aqui deixo a ambos, bem como à restante família, as minhas sentidas condolências.

  11. Luís Coito diz:

    A amiga Natália Bispo, É, o maior elo de ligação e agregação de toda uma vasta comunidade espalhada pelo mundo, descendente do concelho do Sabugal. Um porto seguro e um elo fortíssimo de ligação às terras de onde eu descendo maternalmente. Não só para mim mas para todos aqueles que descendem, vivem ou viveram, visitaram ou simplesmente gostam das terras do Sabugal, a esses a Natália Bispo humanamente os acolheu e guiou pela história e culturas únicas dessas terras. Geria a página no Facebook dos “Descendentes do Concelho do Sabugal” e, soube, como ninguém, através dessa plataforma, agregar, promover e potenciar ainda mais toda uma comunidade, vastíssima, em prol de um Concelho… Deu a conhecer e conhecia. Sempre em busca da harmonia, união e da paz entre as pessoas, assim promoveu o seu Sabugal. Muito mais palavras mereceria que aqui dissesse, mas agora basta…de uma forma simples, a minha querida amiga Natália Bispo ficará para todo o sempre ligada a todos e, acima de tudo, à terra e ao seu Castelo do Sabugal, que sempre amou e deu a amar a todos como ninguém no Sabugal o conseguiu fazer… a minha singela e sentida homenagem a ela… como bons amigos que somos e seremos para toda a eternidade, desejo que a sua sabedoria perdure em todos!

  12. Manuel Augusto Nabais diz:

    .A Junta e Assembleia de Freguesia da União de freguesias de Sabugal e Aldeia de santo António apresenta condolências a toda a família em especial seu marido e filhos. Não esquecemos o tempo que fez parte da Assembleia de Freguesia e o quanto lutou pelo Sabugal.
    Paz à sua alma.

  13. No es fácil encontrar una persona tan abierta y a la vez tan obstinada en defender las tierras de Sabugal. Dentro de mis vivencias siempre recordaré con admiración la bienvenida que hizo a más de sesenta personas de Ciudad Rodrigo que acudimos a visitar Sabugal. La llamé para anunciar la visita y la atención fue tan grande que todos comentaron: “tienes una gran amiga en Portugal” a lo que respondí: “Sabugal es quien tiene una gran amiga, yo la admiro” Desde esta página doy mis condolencias a Romeo y sus hijos.
    Tomás Acosta

  14. joao Manuel Nunes diz:

    Uma tristeza enorme ao receber a Noticia da morte da Talinha . Uma Amiga muito grande para todos os Sabugalenses nao tenho palavras para junte a tudo o que foi dito Uma Grande mulheres um forte caratér uma Grande Amiga .Sentimentos ao seu Marido Filhos e Toda a Familia

  15. sociedade filarmónica Bendadense diz:

    Que descanse em paz. Condolências à sua família.

  16. Felisberto Gomes diz:

    Sentidos pêsames à família, e que a sua alma descanse em paz.

  17. beattiz Silva diz:

    Que descanse em paz.RIP

  18. Paula Cristina Dinis Pinto Andrade diz:

    Foi com bastante pesar que recebi a triste notícia. Neste momento de dor para a família, quero expressar os meus profundos sentimentos por esta perda tão dura. Tive a sorte de conhecer esta tão grande Senhora. O céu ganhou uma estrela brilhante.

  19. António Alves Fernandes diz:

    Sabugal mais pobre, morreu uma GRANDE MULHER…

  20. Fernando Amaral diz:

    Lamento profundamente o falecimento da Sra. D. Natália Bispo.
    Á sua família apresento as minhas sentidas condolências.

Deixar uma resposta