A guerra pelas audiências (= pelas verbas da publicidade) está a matar os canais privados: um encosta à Casa dos Segredos e vai em frente; o outro só tem dois trunfos: as galas do «Factor X» e uma nova novela. Vamos ver isso tudo em pormenor. E saber notícias de pessoas das TVs – e dos «Anos 90», do National Geographic.
Acabei de saber que a SIC põe toda a expectativa para melhorar a sua «performance» estatística nas galas do «Factor X». É um programa de que gosto. Tal como gosto dos «Kids» da RTP 1 – o mesmo tipo de programas, no mesmo horário – o que demonstra uma falta de habilidade rara, raríssima – e um desprezo olímpico pelo direito do espectador em seguir o que mais lhe interessar. Mas não. Estão-se nas tintas para mim, pobre espectador: quem quiser que grave…
Os dirigentes também entram em fofocadas? Na RTP parece que sim: «Malato precisa de emagrecer e de se acalmar», disse Hugo Andrade.
A propósito de pessoas, algumas notas para os interessados:
– Marta Leite de Castro fica na RTP.
– Maria João Bastos entra na nova novela em preparação para a SIC, tal como Simone de Oliveira. A nova novela, ao que sei, será do tipo história familiar e poderá ter o nome «Marcas do Passado».
Notícias
… mas de televisão. No caso, do National Geographic Chanel. Uma nova série já em exibição vai trazer-nos o fim do mundo em nomes e personalidades famosas nos «Anos 90» (nome da nova série). São refeitas e aproveitadas em televisão «ao vivo» gravações de situações famosas de famosos – como, por exemplo: quando «Bill Clinton entrou de rompante no escritório presidencial dos Estados Unidos com a promessa de mudança». Ou: «os motins em Los Angeles deixaram o mundo colado à televisão»; «os Nirvana deram voz à Geração X e toda a gente dançou a Macarena».
Audiências
Falo agora apenas um pouquinho das audiências. E refiro-me ao dia 11 de Outubro, domingo. Domingo: o único dia sim para a RTP. No «top 15», quantos lugares para cada canal? Sete para a TVI. Mas este canal, nesse dia, aparece apenas ao terceiro posto dos 15 em análise… não é habitual e registo isso.
O 1º, bem como, depois, o quarto e o oitavo, ficam no activo da RTP 1. Para a SIC ficaram os lugares nº 3, 10, 11 e 12.
Já no dia 20, a situação foi bem outra, no que toca a audiências: segundo o «Zapping», os resultados desse dia foram: RTP1 – 15.2%; RTP2 – 1.7%; SIC – 20.9%; TVI – 24.3%; Total CABO – 27.9%; Outros – 10.0%.
Última sobre audiências: «‘Dinamarca – Portugal’ arrasa com 50% de ‘share’», li no «Zapping».
Marktest
Sobre a oferta noticiosa: «Na semana compreendida entre 6 e 12 de Outubro de 2014, a SIC voltou a liderar a oferta de tempo informativo regular entre os canais generalistas, com 34.7% do total, seguida de muito perto da TVI, com 34.6% e da RTP1, com 30.7%».
:: :: :: :: ::
Nota
Com a Marktest aprendi esta semana coisas muito importantes:
1. «Redes sociais: 70% acede entre as 20 e as 24 horas.»
2. «1,3 milhões ouvem rádio no telemóvel».
3. «Um em cada 10 jovens joga consolas por mais de 4 horas por semana.»
Registo!
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
O leitor tem razão: a publicidade comanda e ordena nas televisões que temos. Duvido que a Entidade Reguladora e a Alta Autoridade estejam a desempenhar o seu papel de regulação nesta matéria. Mas não posso afirmar. A olho nu, parece um excesso, de facto.
Obrigado pelo alerta global.
GOSTEI DA REFLEXÃO EMBORA MUITO MAIS NÃO DEIXARIA DE TRZAER À COLAÇÃO QUE JÁ SE NÃO VÊ TELEVISÃO. TUDO SÃO ANUNCIOS .Pouco sobra de interesse. Até os noticiários são interrompidos de tempo escandaloso… Já se fecha a televisão..