Primária de Santo Estêvão na lista do Ministério

Brasão Freguesia Santo Estêvão - Sabugal - Capeia Arraiana (orelha)

O Capeia Arraiana teve acesso a uma lista (ainda não oficial) do Ministério da Educação com a «Reorganização da Rede Escolar das Escolas do 1º ciclo a serem integradas em centros escolares ou escolas de acolhimento no ano lectivo 2014/2015». No concelho do Sabugal vai ser «contemplada» com o encerramento a escola do 1.º ciclo da freguesia de Santo Estêvão.

Escola Santo Estêvão - Sabugal - Capeia Arraiana

Escola do 1º Ciclo da freguesia de Santo Estêvão – Sabugal

O Ministério da Educação anunciou recentemente que vai encerrar 311 escolas do 1.º ciclo do ensino básico com menos de 21 alunos, no âmbito da reorganização da rede escolar.
O Capeia Arraiana publica em anexo a lista que ainda não foi tornada pública do Ministério da Educação com a indicação do fecho da escola do 1.º ciclo da freguesia de Santo Estêvão no concelho do Sabugal.
A conclusão do processo permite que cerca de uma centena de primárias continuem a funcionar, uma vez que o balanço anterior previa o encerramento de 439 estabelecimentos, afectando quase seis mil alunos.
Os estudantes serão integrados em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino com melhores condições, explicou fonte do Ministério da Educação. As conversações e as decisões finais sobre o processo de reestruturação foram articuladas o com as respectivas autarquias mas a Associação Nacional de Municípios (ANM) diz que ainda não foi contactada.
«A última reunião realizou-se há dez dias e agora há apenas um comunicado enviado aos jornalistas no fim-de-semana», criticou o presidente da ANM, Manuel Machado, em declarações ao Correio da Manhã.
A reorganização da rede escolar nacional teve início há uma década.
:: ::
Lista das escolas a encerrar pelo Ministério da Educação. Aqui.
:: ::
jcl

5 Responses to Primária de Santo Estêvão na lista do Ministério

  1. Ramiro Matos diz:

    Tudo o que havia dito na semana passada quanto ao encerramento da Escola de Aldeia de Sto. António mantenho no que diz respeito à Escola de Sto Estêvão, aqui deixando a minha solidariedade aos pais, encarregados de educação e crianças das aldeias servidas por esta escola.

  2. João Duarte diz:

    Lembro aqui, para quem já se esqueceu, que só a Maria de Lurdes Rodrigues encerrou 2.500 escolas do 1.º Ciclo. Nenhum PS tem moralidade para criticar o Crato (que é uma BESTA). Quando a Lurdinhas encerrava os PS aplaudiam…

  3. João Luis diz:

    Afinal na Aldeia de Santo António, fecha ou não fecha ?

    PS/ Sr João Duarte, já se percebeu há muito que os seus verdadeiros “inimigos” estão à esquerda. Dá-me impressão que na jovem guarda do seu partido há quem pense de outro modo, que o estatuto de “eternos opositores” também já atingiu o seu limite. Não seria oportuno introduzir algumas “nuances” nas suas dicotomias um pouco radicais ?
    Parece-me que sobre os encerramentos de escolas, no tempo dessa senhora os critérios eram mais racionais, transparentes e tinham mais em conta o interesse das crianças.
    Sem jovens não há crianças a nascer, é trivial dizê-lo. Resta saber se as crianças que ainda cá vivem devem sofrer as consequências, e se estes cortes cegos não vão ter a médio prazo um custo muito maior.
    Por outro lado, não tenho a certeza que um executivo camarário de outra cor, por muito genial que fosse, estivesse em medida de estancar a hemorragia de jovens activos que afecta o nosso concelho. É uma questão de honestidade intelectual.

  4. João Duarte diz:

    Radical é quem fechou as 2.500 escolas. E foi o PS. O interesse das crianças? Ó meu amigo, você não sabe do que está a falar, porque nenhuma escola(nenhuma , repito) passou a ter melhores condições do que aquela que os alunos frequentavam. Eu já estive em várias nessas condições, que eram iguaizinhas àquelas de onde os alunos tinham vindo. A não ser que acredite na teoria (essa sim radical) de que se aprende mais em turmas com muitos alunos , do que em turmas com poucos alunos que já vem desde o tempo do Sócrates. Os do PS são tão lindos… Tão lindos… Atacam os do PSD quando fecham 311 escolas e aplaudem o encerramento de 2.500 porque foi o PS a fazê-lo. E são “moderados”. Os outros é que são radicais.

  5. João Duarte diz:

    O PS fez um comício nacional em apoio à Ministra Lurdinhas no Pavilhão do Académico do Porto, a seguir às grandes manifestações de professores que contestavam a sua política. Toda a gente sabe que esse foi um comício contra os professores. Foi arregimentada gente de todo o país, que foi em autocarros até ao comício para aplaudirem a Lurdinhas e atacarem os professores. Esta notícia é dessa época e eu nunca mais me esquecrei que um primeiro-ministro fez um comício contra PROFESSORES. Foi o único caso conhecido no mundo: http://www.tsf.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=914730

Deixar uma resposta