Calendário das Capeias Arraianas 2014

Capeias Arraianas / Encerros - © Capeia Arraiana (orelha)

O mês de Agosto carrega sempre o secreto apelo do regresso às origens para os que estão longe. No concelho do Sabugal faz povoar as aldeias, abrir as persianas, lotar os bancos das igrejas e encher os lugares públicos com um estranho mas familiar linguajar mesclado aqui e ali de expressões e palavras de origem francesa. Mas, para muitos dos sabugalenses é o tempo da mãe de todas as touradas – a capeia arraiana – espectáculo único que andou escondido esotericamente nas praças das nossas aldeias e que, agora, de há uns anos para cá parece ter perdido a vergonha e tudo faz para se dar a conhecer ao mundo. A tradição manda que as touradas com forcão, precedidas de encerro, se iniciem na Lageosa no dia 6 de Agosto e terminem em Aldeia Velha no dia 25. E que se oiça bem alto o grito: «Agarráááio»

DIA FREGUESIA EVENTO FESTA
6 Lageosa da Raia Encerro e Capeia Arraiana Senhora das Neves
6 Rebolosa Encerro e Capeia Arraiana Santo António e Sr. dos Aflitos
8 Soito Tourada nocturna São Cristóvão
9 Soito Largada de Touros São Cristóvão
9 Ruivós Capeia Arraiana nocturna Dia do Sócio da A.A.R.
11 Aldeia do Bispo Encerro e Capeia Arraiana Senhora dos Milagres
11 Seixo do Côa Garraiada Senhora dos Milagres
12 Soito Encerro e Capeia Arraiana São Cristóvão
13 Ozendo Encerro e Capeia Arraiana Senhora de Fátima
14 Nave Capeia Arraiana Santo António
15 Aldeia da Ponte Encerro e Capeia Arraiana Santo António
16 Soito Festival «Ó Forcão Rapazes» Competição entre aldeias
16 Vale de Espinho Capeia Arraiana Festa do Emigrante
17 Alfaiates Encerro e Capeia Arraiana Senhora da Póvoa (Sacaparte)
18 Forcalhos Encerro e Capeia Arraiana Santíssimo Sacramento
19 Fóios Encerro e Capeia Arraiana São Pedro e São Sacramento
21 Vale das Éguas Capeia Arraiana nocturna Menino Deus
25 Aldeia Velha Encerro e Capeia Arraiana São João Baptista

DIA FREGUESIA EVENTO FESTA
01-01 Aldeia Velha Capeia Arraiana Primeira Capeia do Ano
20-04 Aldeia da Ponte Capeia Capeia de Domingo de Páscoa
27-07 Quadrazais Encerro e Capeia
24-08 Malhada Sorda Encerro e Capeia
13-09 Freineda Encerro Santa Eufêmia

Fonte: capeiaarraiana.pt

«A Capeia Arraiana não é uma tauromaquia qualquer. Como uma espécie de religião em que se acredita, não basta assistir, é preciso participar, ir ao encerro, comer a bucha, beber uns goles da borratcha e voltar com os touros, subir para as calampeiras, ser mordomo, ser crítico tauromáquico, discutir a qualidade dos bitchos da lide ou, simplesmente, ser fotógrafo da corrida que não deixa ninguém indiferente, corre na massa do sangue, provoca um nervoso miudinho, levanta os pêlos do peito, atarracha a garganta e perturba o sono. É um desassossego colectivo que comove.» António Cabanas in «Forcão – Capeia Arraiana».
jcl

6 Responses to Calendário das Capeias Arraianas 2014

  1. joaquimbicheiro@gmail.com diz:

    Parabéns ao Capeia Arraiana, pela divulgação do calendário dos encerros para o mês de Agosto, bem a tempo!!!!!! isto porque a minha filha que também é uma aficionada dos encerros e participa, ainda ontem me perguntou, pai, já sabes o calendário dos encerros???, agora que já sei, fico um pouco triste, temos que fazer um esforço para que não se faça mais que um encerro no mesmo dia, as comissões de festas têm que se entender, a Camara tem uma palavra muito importante nesta matéria, só assim conseguimos fixar as pessoas por mais algum tempo o que é muito para a nossa região.
    saudações taurinas
    Joaquim Bicheiro

  2. MANUEL RUSSO diz:

    simplesmente e triste ver este progama como já aconteceu por mais vezes de ver que há eventos no mesmo dia. Onde esta a organização das licenças da RAIA.

  3. Sérgio Almeida diz:

    Boa noite.
    Como me posso inscrever para ter um expositor de vendas nas feiras da Capeia Raiana?

    Obrigado.

  4. Manuel Silva diz:

    Já começou ser habito, vir ao vosso site, obter as informações, como as datas e outros, de touradas e encerros, etc.
    Que me ajudam bastante em especial ao meu filho, para ir ao encontro das festas e tradições.
    Obrigado

  5. Bina diz:

    Só para uma chamada de atenção … 27-07-2014 Quadrazais teve o encerro e a capeia, o que não vejo referido no calendário. Há um motivo?

    • jclages diz:

      Exma. Bina
      Possivelmente não viu bem.
      Há dois quadros no calendário.
      O primeiro com os encerros e capeias que acontecem no concelho do Sabugal entre os dias 6 de Agosto com a primeira capeia da nossa tradição na Lageosa da Raia e 25 de Agosto com o último encerro e capeia da nossa tradição em Aldeia Velha.
      Todos os outros, como por exemplo, a primeira capeia do ano no dia 1 de Janeiro em Aldeia Velha, ou do Carnaval ou da Páscoa, ou de São Pedro ou da Casa do Concelho do Sabugal ou em outras localidades fora do concelho do Sabugal serão sempre agendados no segundo quadro. É este o caso de Quadrazais que se realizou em Julho. No nosso critério, discutível claro, assim é e assim será sempre.

      Aproveito ainda para lhe dizer que, para mim, se tem forcão é Capeia. Veja o que seria dos jogos dos distritais de futebol em relação aos do Benfica, Sporting ou FC Porto. Que nome lhes daríamos: futeboladas (por analogia com garraiadas)? Ou outros eventos futebolísticos? Soa esquisito não acha? Além disso se a condição necessária para ser considerada Capeia Arraiana fosse ter encerro temos andado muito mal naquele que é o culminar desta paixão – o Festival Ó Forcão Rapazes – onde não me consta que haja encerro ou desencerro. Ou ainda na Capeia Arraiana organizada pela Casa do Concelho do Sabugal no Campo Pequeno. Mas sobre essa temática tem muito por onde ler precisamente aqui nos artigos arquivados neste sítio.
      Mas, resumindo e concluindo, definitivamente não vamos alterar aquilo que é o calendário da tradição raiana – 6 de Agosto a 25 de Agosto – mesmo que considere muito louvável e importante o retomar das Capeias em Quadrazais.
      Cumprimentos raianos,
      José Carlos Lages

Deixar uma resposta