Soitenses gerem colégio de sucesso em Odivelas

Soito - Sabugal - © Capeia Arraiana (orelha)

O Jardim Infantil «O Pintainho» alcançou o primeiro lugar no «ranking» 2012-2013 das escolas privadas do 1.º Ciclo do concelho de Odivelas. O Jardim Infantil «O Pintainho» está localizado no bairro da Codivel junto à estação do Metro na freguesia de Odivelas. O Jardim Infantil «O Pintainho» existe há cerca de 30 anos e tem valências de Jardim de Infância e 1.º Ciclo. O Jardim Infantil «O Pintainho» é gerido pelos seus proprietários, Adélia e José Santo, naturais da freguesia do Soito no concelho do Sabugal.

Jardim Infância O Pintainho - Odivelas - Capeia Arraiana

Adélia Santo – Jardim Infância O Pintainho – Odivelas

O Jardim Infantil «O Pintainho» localizado no bairro da Codivel, na freguesia de Odivelas, conquistou o primeiro lugar no ranking 2012-2013 dos exames do 4.º ano das escolas particulares do 1.º Ciclo do concelho de Odivelas. No universo nacional de cerca de 4600 estabelecimentos de ensino público e privado ficou numa honrosa 701.ª posição.
«A razão do sucesso é a articulação entre professores, alunos e família. Outro aspecto fundamental para alcançar bons resultados é manter um corpo docente estável e empenhado que trabalha no colégio há vários anos», explicou-nos Adélia Santo, proprietária e gerente de «O Pintainho» há mais de 25 anos de «O Pintainho». Adélia e o marido, José Santo, são ambos naturais da freguesia do Soito, no concelho do Sabugal.
O Jardim Infantil «O Pintainho», aberto todo o ano com um horário alargado das 7 da manhã às 20 horas, tem uma oferta educativa que vai desde o Ensino pré-escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e procura articular estas duas valências criando desde cedo nos alunos o gosto pela aprendizagem, criatividade, autonomia e sentido de responsabilidade.
«Relativamente ao 1.º ciclo importa ter em conta que se pretende, de um modo global, a aquisição da leitura e da escrita da língua materna, do pensamento matemático e os valores ambientais e sociais, tal como o desenvolvimento de competências nas áreas das expressões. No entanto, são diversas as metas de aprendizagem que se pretendem atingidas nestas áreas curriculares, que servem de suporte para aprendizagens futuras. Deste modo, este deve ser um Ciclo de aprendizagens rigorosas, devidamente sustentadas e consolidadas», destacou a responsável do colégio.
No sentido de dotar os alunos de competências o Jardim Infantil «O Pintainho» conduz a sua prática pedagógica segundo determinadas dinâmicas, com um trabalho diário rigoroso, actividades extra manuais escolares com recolha e exploração de notícias, de forma a promover o gosto pela leitura e pela escrita, pela comunicação matemática, pela diversidade de estratégias de resolução de situações problemáticas, pelo reconhecimento do conhecimento matemático no dia-a-dia, jogos didácticos em trabalhos de grupo ou pares com recurso a material manipulável e a realização de experiências com materiais diversos. É um trabalho contínuo, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo, que serve de alicerce a toda a preparação para os exames nacionais de 4.º ano.
Adélia Santo destacou a importância «da participação activa dos pais no processo de aprendizagem e de formação pessoal dos seus filhos, nas reuniões de pais, nos atendimentos individuais, nas festas de Natal e de fim de ano (sarau de ginástica) e sempre que solicitados para a colaboração de actividades da sala de aula».
Entre as várias finalidades estabelecidas no Projecto Educativo que «promove o sucesso escolar e educativo dos alunos» a par da «estimulação da prática da inovação educacional e de metodologias diversificadas foram alcançadas as grandes metas, no apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem com apoios individualizados».
Desenvolver nos alunos a autoestima, o espírito de solidariedade, a tolerância e a resiliência são objetivos de toda a equipa potenciando, deste modo, competências que lhes permitam ser cidadãos bem formados e de sucesso são os grandes objectivos do Jardim Infantil «O Pintainho».

Adélia e José Santo «levam» o seu colégio ao primeiro lugar do ranking dos privados no concelho de Odivelas. Parabéns.
jcl

2 Responses to Soitenses gerem colégio de sucesso em Odivelas

  1. José Morgado diz:

    Muitos parabéns á Adélia e Zé Santo. Este casal de empreendedores, cada um na sua área de actividades e em conjunto ( recorde-se que também são proprietários e responsáveis por uma clinica médica em Lisboa) por terem levado avante ao longo de mais de 30 anos, duas instituições de caracter social sensíveis que são a saúde e a educação, com mestria e dedicação. Longos anos de vida para eles e para as empresas são os meus sinceros votos.

  2. Maria dos anjos Nabais Rito natural de soito residente em Grenoble Françe diz:

    Adélia e Zé Santo estais de parabêns mas nao so de agora mas desde hà muitos anos que vos trago no coraçao sois duas pessoas intelejentes e admiraveis além de teres uma grande personalidade tendes um grande coraçao saveis e tendes gosto o jardim pintainho é muito bonitinho desejo-vos feliz ano

Deixar uma resposta