Sabugal viaja aos anos 20

Sabugal - © Capeia Arraiana (orelha)

O Castelo do Sabugal e a sua envolvente vão reviver o início do século XX, através de uma recriação histórica designada «Sabugal, Surpreenda os Sentidos – Viagem aos Anos 20».

Sabugal regressa aos tempos do «Motim do Aguilhão»

Sabugal regressa aos tempos do «Motim do Aguilhão»

O evento inicia-se hoje, dia 18 de Julho e prolonga-se até domingo, dia 21. Durante os quatro dias, os interessados poderão apreciar a recriação dos tempos em que a vila tinha diversos ofícios, e a maior parte da população vivia da agricultura.
Haverá encenações com o regresso dos trabalhadores no final da jorna, o ciclo do pão e teatralizações de vivências do quotidiano. Serão também recriados jogos tradicionais, música e danças da época, arraial antigo, espectáculos de circo, poesia e música.
A viagem ao passado inicia-se hoje pelas 19 horas, no Largo da Fonte, de onde partirá para o Castelo do Sabugal um cortejo composto por personagens que representarão os ofícios da época. O cortejo repete-se no sábado, dia 20, pelas 17 horas.
No centro histórico haverá degustação de antigas iguarias gastronómicas e animação musical contínua. No interior do Castelo haverá quatro concertos musicais, um espectáculo circense e um recital de poesia
No sábado, pelas 19 horas, será recriado o Ciclo do Pão, pela Universidade Sénior do Sabugal.
No domingo, pelas 18h30, será representado um espectáculo cénico designado o «Motim do Aguilhão», que evocará a revolta popular acontecida em 1926, que teve por motivo a insatisfação dos grandes lavradores do concelho com os aumentos de impostos aplicados à lavoura. O cenário desta representação teatral divide-se entre o Largo do Castelo e a Praça da República (Paços do Concelho).
plb

Deixar uma resposta