Confraria do Bucho Raiano esteve em Avintes

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano, que continua a levar o nome do Sabugal a todo o País, esteve no passado sábado no capítulo de uma das mais antigas agremiações gastronómicas – a Confraria da Broa de Avintes – onde foi representada pelos confrades Rosa Santos e Francisco Santos, de Vale de Espinho.

Rosa e Francisco Santos com Paulo Sá Machado

Rosa e Francisco Santos com Paulo Sá Machado


P6290164O XVII Capítulo da Broa de Avintes aconteceu na tarde de 29 de Junho, na Vila de Avintes, concelho de Vila Nova de Gaia.
Após a concentração, como habitualmente no Largo do Palheirinho, as Confrarias presentes desfilaram, encabeçados pelo Grupo de Bombos dos Mareantes do Rio Douro, em direcção ao Auditório dos Plebeus Avintenses. A sessão iniciou-se com discursos das entidades presentes, seguindo-se a insigniação de novos «borunários». Houve depois a apresentação de cumprimentos às Confrarias presentes, tendo terminado a sessão com a actuação da Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes.
Importa referir ainda que a exposição de trajes de Confrarias, pertencente ao Dr Paulo Sá Machado, que já foi exposta no Museu do Sabugal, aquando da realização do II Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, está neste momento em exposição na Catedral de Santiago de Compostela. O traje da Confraria do Bucho faz parte da colecção.
O agradável convívio proporcionado pela Confraria da Bola de Avintes terminou na Quinta do Gradouro, onde foi servido um excelente lanche ajantarado.
Rosa & Francisco

Deixar uma resposta