Sortelha em percurso turístico

Aldeia Histórica Sortelha - Sabugal - Capeia Arraiana (orelha)

Entre os dias 20 e 24 de Junho, Sortelha vai estar na rota turística de um grupo de 25 prescritores, provenientes de 11 países, que vai visitar as regiões do Douro e da Beira Interior. O objectivo é estimular a cooperação empresarial e investir na internacionalização com vista à afirmação turística destas regiões de Portugal.

Sortelha em rota turistica da Beira Interior

Sortelha em rota turistica da Beira Interior

O convite ao grupo prescritores partiu do denominado «projecto Douro e Estrela – in Tourism», que realiza a primeira acção de promoção turística internacional.
O grupo é constituído por opinion makers do sector do turismo e das actividades económicas, jornalistas, bloggers, operadores turísticos e importadores. Será recebido no Espaço Porto Cruz, onde lhes será apresentado o projecto Douro e Estrela – in Tourism.
No dia seguinte, 21 de Junho, o programa inclui uma visita à aldeia vinhateira de Provesende, onde se observará o processo de fabrico do pão e das tradicionais bolas de carne – a mítica produção do barro de Bisalhães – bem como saborear vinhos, azeites e outros produtos regionais. Está prevista ainda uma visita à Quinta do Seixo.
No período da tarde, o grupo viajará até Salzedas, a que se seguirá um périplo por Ucanha, mais uma das aldeias vinhateiras, com passagem obrigatória pela ponte e pela torre. O dia terminará com uma visita às caves da Murganheira e ao Museu do Douro.
O dia 22 arranca com uma viagem de comboio do Pinhão ao Pocinho com o objectivo de conhecer o Museu do Côa. Depois do almoço, servido em Escalhão, o grupo será encaminhado para a aldeia histórica de Castelo Rodrigo, local de beleza ímpar tocante pela cor e pelo silêncio das suas ruas cuidadas e floridas, aqui desvendarão também, a qualidade das iguarias da região nomeadamente os vinhos, numa degustação no Palácio Cristóvão de Moura.
A viagem segue até à Vila de Belmonte, onde visitam o Museu dos Descobrimentos. Para fechar com chave douro este dia longo mas compensador, participarão no jantar de entrega de prémios do 6º Concurso de Vinhos da Beira Interior no Castelo de Belmonte. O reconhecimento da frescura dos vinhos da montanha, os duzentos convidados e o grupo Nacional «By the Music» são os ingredientes perfeitos para este primeiro dia na Beira Interior.
É na Quinta dos Termos, com vista para a Serra da Estrela, que principia o dia 23, onde terá lugar uma prova aberta de vários vinhos da Beira Interior.
Depois, na aldeia histórica de Sortelha, terão contacto com a experiência do «Trabalhar o Bracejo» e viajar até à época Medieval através das iguarias servidas no almoço medieval numa recriação do ambiente dessa época acompanhado com música.
A viagem prossegue para Almeida – A «Estrela de Pedra», com uma visita pedonal à muralha e passagem pelo museu histórico-militar.
A aldeia histórica de Marialva é o local escolhido para este último dia de viagem à Beira Interior, nomeadamente as «Casas do Côro», magnífico conjunto de espaços onde o conforto da arquitetura moderna se aliou ao romantismo dos tempos passados deixados pelo homem. Após as iguarias servidas e a atuação do violinista João Santos «Violin La Mouche» damos como terminada de forma sumptuosa esta visita à Beira Interior.
A cidade do Porto marca o roteiro do último dia desta Press Trip, com visita às caves da Real Companhia Velha e acompanhamento da Regata dos Barcos Rabelos, na foz do rio Douro.
Até ao fim de 2014, o Douro e Estrela – in Tourism vai implementar estratégias eficazes de marketing e de promoção para melhorar a notoriedade além-fronteiras do que de mais genuíno se faz no Douro e na Beira Interior, desenvolver a empregabilidade, aumentar os impactos económicos e criar um roteiro digital interactivo, um vídeo promocional e um guia no qual convergem o enoturismo, a cultura e o património natural, os pilares deste co-projecto.
plb

Deixar uma resposta