Capeia Arraiana em Vila Franca de Xira

Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa - © Capeia Arraiana (orelha)

A 35ª Capeia Arraiana organizada pela Casa do Concelho do Sabugal realiza-se na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, no dia 1 de Junho. O cartaz da iniciativa ostenta uma magnífica pintura de Alcínio Vicente, o pintor que gosta de evocar a tradição taurina da raia sabugalense.

Cartaz (projecto) com pintura de Alcínio

Cartaz (projecto) com pintura de Alcínio

Os preços exorbitantes pelo aluguer, praticados pela empresa que explora a Praça do Campo Pequeno, levaram a direcção da Casa do Concelho do Sabugal a procurar outras alternativas para o local da realização do evento. Graças ao empenho do engenheiro Ramiro Matos, presidente da Assembleia Municipal do Sabugal, que já foi vereador na Câmara de Vila Franca de Xira, foi possível obter a cedência da praça Palha Blanco naquela localidade, para além do forte envolvimento do respectivo Município.
Maria da Luz Rosinha, presidente da câmara vilafranquense faz questão de ter o forção exposto na frontaria dos paços do concelho uma semana antes da data da Capeia. Vai ainda impedir o trânsito na rua principal da localidade, e encabeçar o desfile que partirá da Câmara para a Praça, para o qual convidou outros presidentes de Câmara da região que é de forte tradição taurina. A Casa do Concelho convidou igualmente o presidente da Câmara do Sabugal e os demais autarcas do concelho para integrarem esse desfile, pelo que se espera uma forte e emocionante manifestação festiva em Vila Franca de Xira, terra de toiros e toureiros, que receberá de braços abertos as gentes sabugalenses.
Às 15:30 o desfile sairá do largo da Câmara em direcção à praça.
Pelas 16:00 realiza-se o «passeio», já na praça Palha Blanco, com os Tamborileiros de Aldeia da Ponte, a Banda da Filarmónica da Bendada e os Bombeiros do Sabugal e do Soito.
Às 17:00 terá início a Capeia Arraiana, com 5 toiros com mais de 500 quilos, dos quais se esperam boas investidas ao forcão.
O cartaz, que está no prelo, contém uma singular pintura de Alcínio Vicente.
plb

5 Responses to Capeia Arraiana em Vila Franca de Xira

  1. Ramiro Matos diz:

    Foi com prazer que soube do interesse da Casa do Concelho do Sabugal em realizar a Capeia em Vila Franca de Xira.
    Estou certo de que vai ser uma jornada gloriosa de afirmação e divulgação do Concelho do Sabugal e das suas tradições, ainda por cima numa cidade que tem na festa taurina um dos seus maiores ex-libris.
    espero sinceramente que a resposta dos sabugalenses esteja à altura.
    Porque a verdade é essa, a minha participação limitou-se a intermediar os encontros com a empresa concessionária da Praça (Ricardo Levezinho) e com a Presidente da Câmara (Maria da Luz Rosinha). O trabalho é da Casa, do seu Presidente (José Lucas) e do meu grande amigo Carreirinha, alma das Capeias em Lisboa. O seu a seu dono…

    Ramiro Matos

  2. Luís Pereira diz:

    Para além dos benefícios que podem advir da diversificação e descentralização do local do evento, julgo que Vila Franca de Xira é um excelente local para a realização do encontro dos sabugalenses e para a divulgação deste património ímpar.

  3. Fernando Amaral diz:

    Amigos Sabugalenses,
    A alteração para a Palha Blanco, parece-me uma medida excelente para uma maior divulgação e participação popular.
    No distrito de Lisboa, Vila Franca de Xira, é sem dúvida o municipio com maiores tradições taurinas.
    Um abraço a todos
    Fernando Amaral

  4. Vila Franca e o seu Clube Taurino estaram presentes para vos dar as boas vindas

  5. amandio diz:

    cá estaremos á vossa espera, nunca perdi uma capeia e agora passados alguns anos que aqui também realizaram já uma capeia é bom estarem de volta a Vila franca pois sendo do concelho do sabugal, sou aqui residente em vila franca.
    Viva as gentes do Sabugal
    Viva a s gentes de Vila franca que cá vos espera de braços abertos

Deixar uma resposta