Estado-Maior General das Forças Armadas nos Fóios

Freguesia dos Fóios - Sabugal - Capeia Arraiana (orelha)

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Luís Araújo, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Pina Monteiro, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Pinheiro, e o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Saldanha Lopes estão durante este fim-de-semana no concelho do Sabugal mais propriamente nos Fóios a convite do presidente da Junta de Freguesia local, professor José Manuel Campos. Se a «guerra» começasse hoje os Fóios seriam o quartel-general da Lusitânia…

(Clique nas imagens para ampliar.)

Há muito que o presidente da Junta de Freguesia dos Fóios alimentava esta ideia de trazer ao Sabugal e ao seu território os quatro chefes militares portugueses. Este fim-de-semana, de 23 e 24 de Março, uma chuva de estrelas concretizou mais um dos seus sonhos. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Luís Araújo, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Pina Monteiro, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Pinheiro, e o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Saldanha Lopes estão de visita ao concelho do Sabugal e montaram o seu quartel-general nos Fóios.
Os ilustres convidados visitaram o Castelo das Cinco Quinas, brindaram com um Porto de Honra na Casa do Castelo, almoçaram no Restaurante Robalo, no Sabugal, passaram pelo complexo termal do Cró e deslocaram-se depois para os Fóios onde lhes estava preparada uma recepção no Centro Cívico dos Fóios e no restaurante ElDorado. O merecido descanso está reservado na Casa de Pedra de Aldeia do Bispo.
Para domingo está programada a (inevitável) visita guiada à nascente do rio Côa e uma missa às 12:30 horas na Igreja Paroquial dos Fóios. Após o almoço no restaurante TrutalCôa a tarde será preenchida com um convívio de pesca à truta na charca dos viveiros.

Jornada histórica deste autarca-modelo que continua a merecer a distinção de «1+39». Neste jogo de estratégia raiana só lhe falta mesmo é um castelo. Uma palavra especial para o general Pina Monteiro que continua a dizer «pronto» às solicitações das suas origens. Bem-haja!
jcl

Deixar uma resposta