Ano 2012 em revista

Retrospectiva do Ano - 2012 - © Capeia Arraiana

O ano que está prestes a findar foi marcado pela crise económica e social que o país atravessa e pelas medidas de austeridade sucessivamente impostas aos portugueses. A nível local, o mais marcante foram as peripécias em torno da empresa municipal Sabugal+ e os sucessivos erros da Câmara e consequente suspensão de obras. O ano 2012 ficou também registado, em termos noticiosos, pela jornada da volta a Portugal em bicicleta no concelho do Sabugal, as buscas da PJ na Câmara, o derrube de árvores centenárias no centro histórico da cidade, o processo de extinção de freguesias, o encerramento do tribunal do Sabugal, a morte inesperada do escritor Manuel António Pina. Já no final do ano falou-se nos nomes dos candidatos que encabeçarão as listas para as eleições autárquicas de 2013. Vamos revisitar as principais notícias que destacaram o Sabugal e a região durante o ano.

Retrospectiva 2012 - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Capeia Arraiana


JANEIRO
Revisão do PDM do Sabugal
O ano começou com a notícia de que a Câmara do Sabugal quer rever o Plano Director Municipal (PDM), em vigor há 18 anos, para o dotar de instrumentos consentâneos com os desafios que o concelho tem pela frente. A Comissão de Acompanhamento reuniu e esboçou as linhas mestras para a alteração.

Ampliação do quartel dos Bombeiros do Soito
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Soito presidida por Maria Benedita Rito Dias deu continuidade em todo o ano à execução das obras de ampliação do quartel.

Retrospectiva 2012 - Bombeiros Voluntários Soito - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Ampliação do Quartel dos Bombeiros Voluntários do Soito

Câmara discute o uso de verbas comunitárias
O executivo municipal, onde o presidente não tem maioria, iniciou o ano com uma acesa discussão acerca de como devem ser usados os fundos comunitários atribuídos às obras do balneário do Cró e da nova estrada para o Soito. Os trabalhos haviam avançado à custa de empréstimos bancários que somados aos fundos comunitários recebidos perfizeram um valor superior ao custo total das obras, facto que gerou a discórdia quanto ao uso do dinheiro excedentário. O presidente defendeu o seu uso noutros investimentos e a oposição exigiu que o excedente amortizasse as dívidas contraídas na execução das obras.

Polícia Judiciária esteve na Câmara do Sabugal
No dia 19 de Janeiro a Polícia Judiciária cumpriu mandados de busca na Câmara Municipal do Sabugal e na empresa municipal Sabugal+. Os inspectores analisaram os discos rígidos de alguns computadores, cujo conteúdo terão copiado. Tratou-se de uma operação efectuada simultaneamente em cinco Câmaras (Oeiras, Sabugal, Alcobaça, Trancoso e Gouveia) e em várias empresas, entre as quais a MRG – Engenharia e Construção, consócia da Sabugal+ na Coacamping, a empresa que se propunha construir o parque de campismo do Sabugal. A investigação versava precisamente sobre as parcerias público-privadas que envolviam a MRG, em obras nunca realizadas, casos de sobrefacturação e uso de facturas falsas.

Falecimento do empresário Fausto Baltazar
No dia 24 de Janeiro chegou a notícia da morte de um dos mais conhecidos e prestigiados empresários do Sabugal – Fausto Baltazar, proprietário da empresa Móveis Baltazar e Filhos, que está entre as mais antigas do concelho.

Câmara derrubou árvores antigas
No final de Janeiro as árvores centenárias que ornamentavam a Praça da República, junto ao velho chafariz, foram derrubadas por ordem da Câmara, o que provocou a indignação de alguns sabugalenses. A polémica foi vivida no Capeia Arraiana, cuja notícia gerou uma infinidade de comentários, e foi ampliada pelas redes sociais num espontâneo movimento de contestação a uma medida arbitrária e incompreensível.

Retrospectiva 2012 - Árvores Centenárias Largo Câmara - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Árvores Centenárias no Largo da Câmara do Sabugal

Tribunal do Sabugal na lista de «encerramentos»
O Tribunal do Sabugal está entre os tribunais a extinguir no quadro da reforma da Justiça ditada pelo governo, que aponta para um único tribunal por distrito com secções em diversos pontos da respectiva área geográfica. No distrito da Guarda para além do tribunal do Sabugal, prevê-se o fecho dos de Fornos de Algodres, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo (este sairia depois da lista).

FEVEREIRO
Câmara repudia fecho do tribunal
A anunciada intenção de encerrar o tribunal do Sabugal levou os vereadores do executivo municipal a aprovarem uma moção que rejeição dessa pretensão, dispondo-se a lutar ao lado da população contra tal fatalidade.

Faleceu o presidente da Junta de Freguesia da Moita
Na manhã de 4 de Fevereiro, António Joaquim Nabais Moreno, presidente da Junta de Freguesia da Moita, concelho do Sabugal, foi encontrado morto em casa. A notícia correu célere e consternou os amigos e os demais autarcas do concelho.

Frio extremo
Em dias sucessivos do mês de Fevereiro os termómetros registaram no Sabugal temperaturas que rondaram os 7 graus negativos. Foi das temperaturas mais baixas registadas em todo o país. O frio extremo e o gelo dificultaram a vida de muita gente.

Projecto «Sepharad Lands»
Foi apresentado com grande destaque noticioso o projecto «Sepharad Lands», pelo qual um grupo de empresários associados numa mesma plataforma pretenderam desenvolver uma rede de promoção e apoio ao turismo cultural, com especial enfoque no património judaico sefardita. A iniciativa ficou porém pelas intenções.

Sabugal à Mesa sem o restaurante Robalo
Decorreu entre os dias 18 e 21 de Fevereiro a iniciativa «sabugal à Mesa», sucedâneo dos Roteiros Gastronómicos que todos os anos, na época carnavalesca, promovem a gastronomia raiana tradicional. A edição de 2012 ficou marcada pela ausência do mais conhecido e prestigiado restaurante do Sabugal, o Robalo, que não esteve incluído no mapa dos Roteiros, promovido pela Câmara e pela Sabugal+. Muitos opinaram que este ano não foi igual aos outros…

Coacaça fora das zonas de caça municipais
Rico em surpresas, o mês de Fevereiro registou a inesperada decisão da Câmara de retirar a gestão das Zonas de Caça Municipais à Coacaça (União das Entidades Gestoras de Caça e Pesca do Sabugal), com quem mantinha protocolada uma parceria. A gestão passou a ser da inteira responsabilidade do Município.

Câmara abre concurso para as Termas do Cró
Abriu novo concurso público para a concessão da exploração comercial das Termas do Cró, tendo em vista encontrar agentes privados que ali invistam. Tratou-se de um segundo procedimento, após o fracasso do primeiro concurso que ficara deserto. Manteve-se a imposição da construção de um hotel, mas caiu a exigência de que o mesmo revertesse para propriedade da câmara no final da concessão.

Terceiro Capítulo da Confraria do Bucho Raiano
No sábado de Carnaval, 18 de Fevereiro, o Sabugal e o Casteleiro receberam o colorido dos trajes confrádicos, por ocasião da realização do III Capítulo da Confraria do Bucho. O evento ficou marcado pela oração de sapiência, proferida pelo professor Carvalho Rodrigues, a quem a Confraria concedeu o título de Cancelário. Como Cavaleiros da Confraria foram investidos o juiz conselheiro Manuel Cipriano Nabais e o empresário Manuel Gouveia. Foi ainda homenageada a engenheira Felismina Rito.

Retrospectiva 2012 - III Capítulo Confraria Bucho Raiano - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – III Capítulo Confraria Bucho Raiano

Assembleia Municipal sem ordem de trabalhos
O mês foi fértil em polémicas, entre as quais a da realização, no dia 24, de uma Assembleia Municipal sem que houvesse na respectiva ordem de trabalhos assunto que a justificasse. Os deputados, chamados para nada, cumprimentaram-se e trocaram balelas.

António José Seguro jantou no Casteleiro
No final do mês, o Casteleiro, concelho do Sabugal, foi a derradeira etapa da visita do secretário-geral do Partido Socialista ao distrito da Guarda. O líder nacional dos socialistas jantou com militantes e apoiantes e defendeu que o poder central deve olhar de modo diferente para este território, sob pena do Interior vir a morrer.

Retrospectiva 2012 - António José Seguro com Manuel Rasteiro no Casteleiro - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – António José Seguro com Manuel Rasteiro no Casteleiro

Termas do Cró na BTL 2012
Entre 29 de Fevereiro e 4 de Março, o Sabugal promoveu-se como destino turístico na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), integrando o espaço «Turismo Serra da Estrela». As grandes apostas foram as Termas do Cró e a gastronomia.

MARÇO
Bruxelas considerou ilegais portagens nas ex-SCUT
O mês começou com a notícia de que a Comissão Europeia advertiu o Estado Português para alterar normas nacionais relativas à introdução de portagens nas ex-SCUT, na medida em que eram contrárias à legislação comunitária. O aviso foi efectuado na sequência de uma queixa apresentada pela Câmara de Aveiro: Porém a solução, aplicada mais para o fim do ano, foi acabar com as isenções, sujeitando às mesmas taxas todos os utilizadores.

Suspensão da obra do percurso na Barragem
Erros insanáveis no projecto de criação de um percurso interpretativo na albufeira do Sabugal, descobertos após o início dos trabalhos, levaram à suspensão da obra. Parte do percurso a executar estava em zona submersa, o que gerou polémica na reunião de Câmara, com os vereadores da oposição a responsabilizarem o presidente pelo início da obra sem que o projecto estivesse em conformidade.

ABRIL
Auto-estradas perdem tráfego
O mês abriu com a divulgação de dados estatísticos, colhidos pelo Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias, segundo os quais o tráfego médio diário nas auto-estradas ex-SCUT teve uma quebra forte face à introdução das portagens. Ainda que com isenções para os residentes nos concelhos servidos pelas auto-estradas, na A23 a diminuição de tráfego ultrapassou os 30 por cento.

Termas do Cró
Foi uma das grandes controvérsias do ano. Após a abertura de concurso e definição do vencedor do mesmo, a Câmara Municipal do Sabugal defrontou-se com um problema inesperado: os terrenos afectos ao parque termal do Cró estão localizados em «área sensível» existindo condicionantes legais de protecção que impedem a construção do Hotel que integra a obrigação imposta pelo concurso. A Câmara teve de avançar com a elaboração do respectivo estudo de impacto ambiental e promover a elaboração do plano de pormenor para os cerca de 42 hectares afectos ao parque termal.

Retrospectiva 2012 - Termas do Cró - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Termas do Cró

Fóios inaugura o Museu Portas do Côa
Potenciando as vantagens de aproximação da nascente do rio Côa à sua foz, foi inaugurado nos Fóios o Museu «Portas do Côa», com a exposição «Côa: reinventar a arte da nascente à foz». O novo espaço de interacção cultural resultou da iniciativa da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, cuja obra teve o apoio técnico e científico da Fundação Côa Parque.

Manuel Meirinho deixa o Parlamento
O deputado que encabeçou a lista da Guarda pelo PSD nas eleições legislativas de 2011, Manuel Meirinho, abandonou o assento na Assembleia da República para assumir a presidência do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Enquanto deputado, Manuel Meirinho, natural do Soito, destacou-se no estudo da proposta de redução do número de autarquias locais. Face à saída assumiu funções de deputado o guardense João Prata.

Retrospectiva 2012 - Manuel Meirinho - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Manuel Meirinho deixe Parlamento

MAIO
Câmara reprovou contas da Sabugal+
O mês iniciou-se com uma polémica que duraria todo o verão: o executivo camarário chumbou as contas do ano 2011 da empresa municipal Sabugal+. A oposição justificou a reprovação alegando má gestão e apontando o deficiente registo contabilístico de 110 mil euros transferidos para a empresa Côacamping. O chumbo do relatório e contas da empresa criou um ambiente de crispação entre os vereadores.

Restringida a actividade das empresas municipais
O Governo reformou o regime jurídico da actividade empresarial local e das participações locais, definindo regras mais restritivas e de maior controlo para as empresas existentes e impondo o aval do Tribunal de Contas para a criação de novas empresas. Pelos critérios da Lei a empresa Sabugal+ terá que ser dissolvida até Março de 2013, dado não cumprir os critérios de solvabilidade definidos para a manutenção.

Governo mantém fecho do tribunal do Sabugal
Foi conhecida uma nova versão do Quadro de Referência para a Reforma da Organização Judiciária, mantendo-se o tribunal do Sabugal entre os que encerrarão as portas.

Retrospectiva 2012 - Tribunal Sabugal - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Tribunal do Sabugal

JUNHO
Padre Moiteiro Ramos nomeado Bispo Auxiliar de Braga
O Padre António Manuel Moiteiro Ramos, natural da freguesia de Aldeia de João Pires, no concelho de Penamacor, e pároco da Sé e de São Vicente, na cidade da Guarda, foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga pelo Papa Bento XVI.

Inauguração do Centro Pinharanda Gomes
Foi aberto o Centro de Documentação Pinharanda Gomes, que reúne o acervo de livros e documentos que o escritor quadrazenho doou. No dia 9 de Junho o salão nobre da Câmara Municipal do Sabugal foi pequeno para acolher as pessoas que assistiram à cerimónia solene de homenagem ao filósofo, realizada em momento prévio à inauguração do Centro de Estudos.

Retrospectiva 2012 - Centro Negócios Pinharanda Gomes - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Centro Negócios Pinharanda Gomes

Tráfego das ex-SCUT mantém quebra
Continua a diminuir o número de veículos que passam nas antigas SCUT, em resultado da introdução de portagens. Na auto-estrada da Beira Interior (A23) a quebra de tráfego subiu para quase 40 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

Autarcas contra fecho de tribunais
A Associação Nacional de Municípios (ANM) considerou que o encerramento de tribunais proposto pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, representa «a machadada final» no interior, alertando ainda que um acesso difícil à Justiça poderá levar a que se faça «Justiça com as próprias mãos».

Voto de desconfiança na administração da Sabugal+
O executivo camarário voltou a chumbar as contas de 2011 da empresa Sabugal+. A oposição manteve-se irredutível, e a discussão entre os vereadores subiu de tom. Falou-se em má gestão, com aumento excessivo das despesas com pessoal, substancial agravamento do passivo, elevado prejuízo, queda abrupta dos resultados operacionais, deficiente registo contabilístico. A oposição (PS e MPT) para além de chumbarem as contas aprovaram um voto de desconfiança no conselho de administração da empresa.

Ricardo & Ricardos com novas instalações
Numa altura em que poucos arriscam investir, a firma sabugalense Ricardo & Ricardos inaugurou novas instalações, sitas na entrada do Sabugal, na estrada da Guarda. O novo, amplo e estilizado edifício foi construído de raiz através de um investimento superior a um milhão e meio de euros, que não beneficiaram de qualquer apoio a fundo perdido. Para além do espaço comercial há zonas de armazenagem e restaurante, enquadrados num projecto arquitectónico bem concebido.

Retrospectiva 2012 - Big Mat Ricardos Sabugal - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Big Mat Ricardos Sabugal

Autarcas sabugalenses protestam em Lisboa
Um grupo de 17 autarcas do Sabugal deslocou-se no dia 28 de Junho a Lisboa para protestar defronte ao Ministério da Justiça, conjuntamente com outros eleitos de todo o país, contra o fecho de tribunais. Entre os autarcas estavam o presidente da Câmara António Robalo, o presidente da Assembleia Municipal, Ramiro Matos, os vereadores Luís Sanches e Francisco Vaz e os presidentes de Junta de Freguesia do Sabugal, Aldeia do Bispo, Vale das Éguas, Sortelha, Rebolosa e Quadrazais.

JULHO
Obra das margens do Côa foi suspensa
A suspensão de obras camarárias foi um dos acontecimentos recorrentes do ano 2012. Em Julho foi a vez dos trabalhos da requalificação das margens do rio Côa no Sabugal, entre a Ponte Açude e a praia fluvial, que foram parcialmente suspensos devido a erros no projecto, nomeadamente na localização de um dos passadiços, previsto para ser construído abaixo do leito de cheia do rio.

Isenções nas portagens por mais três meses
Ainda em Julho, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou o prolongamento por mais três meses o regime de isenções de portagens nas ex-SCUT, justificao com a necessidade de dar tempo às negociações com a Comissão Europeia sobre o modelo e cobrança sem descriminações.

Sabugal viajou na História
Realizou-se no Centro Histórico do Sabugal, entre os dias 18 a 22 de Julho, o evento «Viagens históricas – heranças», pelo qual se recriam cenas do Sabugal medieval. Houve feira antiga, ceia medieval, saltimbancos, assalto ao castelo, cortejo de nobres e outras efemérides, que fizeram a antiga vila regressar aos tempos de glória.

Retrospectiva 2012 - Viagens na História do Sabugal - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Viagens na História

Câmara aposta na reparação de estradas
A Câmara do Sabugal decidiu alterar o plano e o orçamento para 2012, de modo a afectar verbas para requalificar um conjunto de estradas municipais, nomeadamente as que passam na Nave, Aldeia da Dona e Bismula, assim como na Rapoula, Ruvina, Batocas e Bendada.

AGOSTO
A «febre» das capeias
As capeias arraianas animaram o concelho durante o mês de Agosto, altura em que as aldeias crescem em população e em efemérides. Desde o dia 6, na Lageosa, até ao dia 25, em Aldeia Velha, o calendário das touradas com forcão cumpriu-se, mantendo viva a tradição genuína da raia sabugalense.

Retrospectiva 2012 - Capeias Arraianas - Sabugal - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Capeias Arraianas – Sabugal

Sabugal+ sem Conselho de Administração
Os vereadores da oposição (eleitos pelo PS e pelo MPT) destituíram o Conselho de Administração da empresa municipal Sabugal+, decisão tomada na sequência da não aprovação das contas empresa por má gestão da mesma.

Uma mulher no comando da GNR do Sabugal
O Posto da GNR do Sabugal passou a ser comandado pela sargento Freitas com a qual o Capeia Arraiana conversou. Os militares que integram o dispositivo são pela primeira vez comandados por uma mulher.

Volta ao Sabugal em Bicicleta
No dia 23 de Agosto, a 7ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta passou pelo Sabugal, onde os ciclistas percorreram mais de 100 quilómetros no interior do concelho, passando três vezes na cidade do Sabugal, na última das quais cruzaram a meta da etapa. De manhã a RTP transmitiu em directo do Sabugal o programa «Há Volta», onde falaram autarcas e empresários locais e actuaram o Grupo Etnográfico do Sabugal e a Sociedade Filarmónica Bendadense.

Retrospectiva 2012 - 7.ª Etapa da 74.ª Volta a Portugal em Bicicleta - Sabugal - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – 7.ª Etapa da 74.ª Volta a Portugal em Bicicleta – Sabugal

SETEMBRO
Exposição sobre a Capeia Arraiana em Paris
O Consulado de Portugal em Paris inaugurou uma exposição dedicada à tradição popular portuguesa Capeia Arraiana. A mostra foi organizada pela associação Raiar, de Aldeia do Bispo.

Câmara avança com Plano de Pormenor do Cró
A Câmara do Sabugal deliberou a elaboração do Plano de Pormenor do Parque Termal do Cró, instrumento legalmente necessário para se proceder à alteração do Plano Director Municipal, de modo a que se possa construir o Hotel Rural, cuja edificação ficou a cargo da empresa a quem foi adjudicada a exploração comercial das termas.

Pára-quedistas na Freineda
A Freineda, freguesia raiana do concelho de Almeida, recebeu no dia 16 de Setembro um vistoso e colorido festival de pára-quedismo, ao qual assistiu um mar de gente. Tratou-se de uma iniciativa diferente que conferiu uma nova dinâmica à tradicional e muito apreciada festa de Santa Eufémia.

Retrospectiva 2012 - Pára-quedistas na Freineda - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Pára-quedistas na Freineda

Abriu o Palace Hotel de Penamacor
Entrou em funcionamento o Palace Hotel & Spa, nas Termas de São Tiago, em Penamacor. O empreendimento com quatro estrelas, integrado no conceito saúde e bem-estar, tem 100 quartos, duas suites, bar e restaurante.

Sortelha viaja à época medieval
Nos dias 22 e 23 de Setembro, a aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, reviveu as tradições medievais com a recriação da vida antiga. Houve feira, teatro, cortejos e representações históricas do tempo medieval, que foi o período de glória daquela vila amuralhada.

Contas da Sabugal+ foram aprovadas
Continuaram as peripécias com a empresa municipal do Sabugal, desta feita com o executivo da Câmara, reunido a 26 de Setembro, a aprovar finalmente as contas do ano 2011, pondo fim ao embaraço da sua sucessiva reprovação em reuniões anteriores. Outra decisão tomada foi a recondução do Conselho de Administração, antes exonerado, mantendo-se contudo a reprovação ao relatório de gestão da empresa.

O Bucho na Federação das Confrarias
A Confraria do Bucho Raiano do Sabugal integrou a candidatura à direcção da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), onde passou a ocupar uma das vice-presidências. A apresentação da candidatura aconteceu no Porto, no Solar dos Condes de Resende.

OUTUBRO
Sabugal+ mantém polémica
A aprovação definitiva das contas da empresa Sabugal+ e a recondução do conselho de administração, não puseram fim à polémica sobre a empresa. O vereador Joaquim Ricardo, que viabilizou as últimas decisões, veio dar explicações públicas e os vereadores do PS apresentaram por sua vez uma proposta para que fossem alterados os estatutos tornando a empresa numa entidade local de gestão de serviços de interesse geral, evitando a sua dissolução. A proposta socialista foi porém rejeitada.

Acidente na A23 vitimou dois militares da GNR
A consternação chegou quando se soube que dois militares do Destacamento de Trânsito da Guarda da GNR, de 32 e 33 anos, faleceram na noite de 9 de Outubro, em plena A23, atropelados por uma viatura na zona de Belmonte, quando tomavam conta de um outro acidente.

Torneio de Judo cidade do Sabugal
O nono torneio de judo da cidade do Sabugal, realizou-se com grande sucesso, no dia 13 de Outubro, no pavilhão das piscinas Municipais do Sabugal. Participaram no evento organizado pela secção de judo do Sporting Clube do Sabugal 104 crianças, com idades até aos 12 anos, divididas por 27 grupos.

Retrospectiva 2012 - Torneio de Judo Cidade do Sabugal - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Torneio de Judo Cidade do Sabugal

Manuel António Pina morre aos 68 anos
No dia 19 de Outubro o país recebeu com emoção o falecimento do poeta Manuel António Pina no Hospital de Santo António, no Porto, onde estava internado desde o início do Verão. Natural do Sabugal, Manuel António Pina vivia no Porto, onde se dedicou ao jornalismo e à criação literária, sendo um dos mais notáveis escritores de língua portuguesa.

Retrospectiva 2012 - Manuel António Pina - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – Manuel António Pina

Fábrica de caldeiras a biomassa no Sabugal
Em tempo de crise económica e de acentuado definhamento do Interior do país, chegou a notícia feliz da inauguração de uma unidade industrial na Zona Empresarial do Sabugal (no Alto do Espinhal). A Sopro Radiante, especializada na concepção, fabrico e comercialização de caldeiras a biomassa, resultou do investimento de empresários do Sabugal.

Jorge Barreto Xavier secretário de estado da Cultura
O Presidente da República deu posse no dia 26 de Outubro, a Jorge Barreto Xavier, que substituiu Francisco José Viegas como secretário de estado da Cultura. O novo membro do governo está ligado ao Sabugal, onde residiu e estudou enquanto jovem.

Jornadas Tauromáquicas
Decorreram no Sabugal umas jornadas subordinadas ao tema «Pensar a tauromaquia em Portugal – diversidade, valorização, sinergias», organizadas pela Câmara Municipal. Com um programa vasto e interessante, falou-se nas diferentes formas tradicionais e populares de lidar os touros, com óbvio destaque para a Capeia Arraiana, a tradição genuína da raia sabugalense.

Medronheiros na Praça da República
O plantio de medronheiros no mesmo local onde em Janeiro a Câmara Municipal do Sabugal cortou árvores centenárias, com o pretexto de que poderiam cair sobre os carros, gerou controvérsia. As redes sociais foram o veículo usado na indignação de alguns para com a escolha dessa espécie de árvores para ornamentar o lado oriental da Praça da República, em vez da reposição do tipo de árvores que anteriormente ali estavam.

NOVEMBRO
António José Vaz candidato do PS no Sabugal
No dia 2 de Novembro soube-se o nome do primeiro candidato à Câmara Municipal do Sabugal: António José Vaz, economista, natural do Sabugal, será o cabeça de lista do Partido Socialista nas eleições autárquicas previstas para Outubro de 2013. A escolha deste nome gerou alguma controvérsia nos comentários do Capeia Arraiana, com defensores e opositores a tecerem inúmeras considerações falando-se num PS dividido, que optou cortar com o passado recente.

Victor Cavaleiro pode avançar pelo CDS
Soube-se também que o vice-reitor da Universidade da Beira Interior, Victor Cavaleiro, pode vir a ser o candidato do CDS ao Município do Sabugal. O professor e engenheiro natural de Pousafoles procura reunir apoios, não rejeitando uma eventual coligação com o PSD.

Sabugal pode ficar com apenas 30 freguesias
Tornou-se pública a proposta formulada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, que aponta para várias agregações de freguesias no concelho do Sabugal, passando o mesmo das actuais 40 para apenas 30 freguesias. A mais inesperada foi a proposta de fusão entre as freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António.

Pinharanda Gomes recebeu medalha de mérito cultural
No agora apelidado Dia do Concelho, 10 de Novembro, data da outorga do foral dionisino ao Sabugal, o filósofo quadrazenho Pinharanda Gomes recebeu a medalha de mérito cultural concedida pelo Município. Na cerimónia pública, realizada no auditório municipal, foram igualmente agraciadas outras pessoas e entidades pelos serviços relevantes prestados ao concelho.

Confraria do Bucho almoçou em Alcochete
Passou de cem o número de confrades e amigos do Sabugal e do bucho raiano que no sábado, dia 10 de Novembro, se juntaram no Clube Náutico Al Foz, em Alcochete, para conviver e degustar os bons sabores das nossas terras. O bucho, as castanhas e a jeropiga foram os produtos de eleição num emotivo convívio raiano, que teve como convidado de honra o Chefe de Estado Maior do Exército, o general Pina Monteiro.

Joaquim Sapinho tem novo filme
Chegou às salas de cinema nacionais a quarta longa-metragem do realizador sabugalense Joaquim Sapinho, intitulada «Deste Lado da Ressurreição». O filme teve a sua estreia mundial na selecção oficial do Festival de Cinema de Toronto no Canadá na secção Visions dedicada aos filmes que em cada ano contribuíram para a expansão das possibilidades poéticas do cinema.

Retrospectiva 2012 - À Fala Com Joaquim Sapinho - © Capeia Arraiana

Retrospectiva 2012 – À Fala Com Joaquim Sapinho

Cogumelos venenosos matam mulher na Torre
Os cogumelos venenosos fizeram mais uma vítima mortal, uma mulher de 64 anos, e deixaram um homem em estado muito grave, desta vez foi na Torre, aldeia da freguesia e concelho do Sabugal.

Governo demite Ana Manso do Hospital da Guarda
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 20 de Novembro, a dissolução do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda até aqui presidida pela ex-deputada social-democrata Ana Manso.

DEZEMBRO
Câmara do Sabugal representada ilegalmente na Comurbeiras
Com o clima político do Sabugal a aumentar face à aproximação da disputa autárquica de 2013, o mês começou com o PS do Sabugal a tornar público que o chefe de gabinete do presidente da Câmara, Vítor Proença, representou por delegação de poderes ilegal o presidente António Robalo, numa reunião do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras (Comurbeiras). Para o presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Nuno Teixeira, a situação causou embaraços aos restantes membros da Comurbeiras.

Avioneta suspeita desaparece no Sabugal
Todo o país debateu a estranha notícia de dois caças F-16 da Força Aérea Portuguesa perseguirem, sobre o Sabugal, uma aeronave que entrou em espaço aéreo português. A missão dos pilotos militares foi justificada pela suspeita de tráfico de droga. O aeródromo da Dragoa, na Ruvina, foi vigiado pala GNR, mas da aeronave suspeita não se encontrou rasto. Ficaram as imagens televisivas de uma estranha notícia que tiveram o seu momento de deleite com um pastor queixando-se de que as ovelhas se espantaram com os roncos dos jactos.

Avioneta estacionada à sombra

Avioneta estacionada à sombra

Aprovada a lei da redução de freguesias
A Assembleia da República aprovou no dia 6 de Dezembro a lei da agregação de freguesias com os votos favoráveis do PSD e do CDS e contrários de toda a oposição. O projecto de lei com a reorganização administrativa do território reproduziu a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa Territorial, que prevê que o concelho do Sabugal passe a ter apenas 30 freguesias.

Capeia Arraiana tem nova imagem
O Capeia Arraiana preparou uma surpresa para o dia 6 de Dezembro, data em que fez seis anos: passou ao domínio capeiaarraiana.pt. Aproveitando novas potencialidades o espaço ficou, segundo as opiniões, mais versátil e com melhor imagem. O novo site marca a renovação de um projecto comunicacional que quer servir melhor as terras de origem dos seus administradores e colaboradores.

Capeia Arraiana .PT

Capeia Arraiana .PT

Acontecimento do Ano
A sétima etapa da 74.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, realizada no dia 23 de Agosto, tendo por meta o Sabugal, cidade onde os ciclistas passaram três vezes nessa mesma etapa, foi para nós, Capeia Arraiana, o acontecimento do ano 2012 que merece destaque. Nesse dia desaguou no Sabugal um mar de gente que acompanhou com entusiasmo as sucessivas passagens dos ciclistas que durante a tarde percorreram as estradas do concelho.

Personalidade do Ano
José Soares Ricardo é a escolha do Capeia Arraiana para «Personalidade do Ano 2012». O eleito sucede a Pinto Monteiro (2007), António Robalo (2009), Santinho Pacheco (2010) e Manuel António Pina (2011).

jcl e plb

Deixar uma resposta