Capela e mesa dos quatro bispos

Estivemos nos Fóios onde o presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Campos, nos mostrou a maquete da capela que deseja edificar no sítio da Mesa dos Quatro Bispos, no alto da mítica e esplendorosa serra das Mesas.

Maquete da capela/mesa dos quatro bispos

Foi o artista Octávio, conhecido por Tá entre os conterrâneos fogueiros, que elaborou a maquete. O projecto inspira-se na lenda da Mesa do Quatro Bispos, que existiu na Serra das Mesas.
A edificação da capela está a entusiasmar José Manuel Campos, que há muito vem afirmando a importância de assinalar o local, tirando partido da lenda que deu o nome à serra. O projecto impõe arranjar meios financeiros, mas isso não altera a vontade férrea do autarca em avançar para a construção.
«Chamavam aos Fóios o Calcanhar do Mundo, tal era o nosso isolamento, mas afastámo-nos desse epíteto, na medida em que com o esforço de todos os fojeiros e com a ajuda de muitos amigos, fomos conseguindo erigir os projectos com que sonhámos», disse-nos o autarca que garante que este também é também um projecto ambicioso e de grande envergadura, que julgar poder tornar realidade.
A lenda diz que num determinado local no alto da serra existiu uma mesa junto da qual se sentavam quatro Bispos, ficando cada um no território pertencente ao respectivo bispado. Esses Bispos eram os de Ciudad Rodrigo, Coria, Lamego (que na altura incluía o território de Riba Côa) e o da Guarda.
plb

Deixar uma resposta