Workshop sobre Video Documentário na Guarda

IPG - Instituto Politécnico da Guarda - Capeia Arraiana

A Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (ESECD/IPG) realiza, nos dias 15 e 16 de Março, um Workshop em «Vídeo Documentário», que será orientado por Jorge Pelicano.

Jorge Pelicano no IPG - Capeia Arraiana

Jorge Pelicano no IPG-Instituto Politécnico da Guarda

Esta iniciativa integra-se no curso de Comunicação Multimédia e tem por objectivo desenvolver a formação integral dos estudantes e facilitar a inserção na vida activa, complementando a aprendizagem curricular na área do vídeo.
No primeiro dia, pelas 21h30, terá lugar no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG) a projecção do documentário «Pare, Escute e Olhe», de Jorge Pelicano (ex-aluno da ESECD/IPG), a que se seguirá uma tertúlia, aberta a todos os interessados.
Jorge Pelicano é um jornalista e repórter de imagem, de 33 anos, nascido na Figueira da Foz e licenciado em Comunicação e Relações Públicas pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Depois de se consagrar com o documentário «Já não há pastores», dedicado aos pastores que restam na Serra da Estrela, Jorge Pelicano produziu o trabalho «Páre, Escute, Olhe», tem como objectivo colocar o tema do fim anunciado da linha do ua na ordem do dia.
A ligação ferroviária entre Bragança e Mirandela foi desactivada em Dezembro de 1991, e o realizador quis mostrar como «essa sentença acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal». O documentário aborda as sucessivas promessas políticas para o apoio ao desenvolvimento da região, o mau estado da linha ferroviária, os acidentes, e a vida das populações locais servidas pelo centenário caminho-de-ferro.
plb

Deixar uma resposta