Badamalos quer restaurar a igreja matriz

A igreja matriz de Badamalos, freguesia do concelho do Sabugal, cujo orago é S. Bartolomeu, precisa de ser sujeita a obras, facto que motivou a comissão fabriqueira a lançar um apelo a todos os naturais e amigos de Badamalos para colaborarem na angariação de fundos para o efeito.

A comissão fabriqueira é formada, pelo padre Hélder Lopes e os paroquianos João Nobre, Natália Valente, Manuel Vaz, José Messias e Isabel Monteiro. A mesma pediu orçamentos e predispõe-se a fazer avançar a execução das obras de restauro, começando desde já a angariar apoios financeiros para esse efeito.
A comissão pediu ao Capeia Arraiana para colaborar através da divulgação do propósito e do NIB da conta bancária da comissão: 003507020002192683035.
Badamalos foi em tempos uma abadia da representação do reitor de Vilar Maior, em cujo concelho se situava antes de integrar o concelho do Sabugal. Em meados do século XVIII contava com 350 habitantes, mas hoje tem menos de 100 residentes, sendo uma das mais pequenas freguesias do concelho do Sabugal.
A igreja matriz é o mais importante edifício da freguesia e está situada no centro da povoação. Tem altar e retábulo em talha dourada e o tecto decorado com figuras sagradas. A igreja é ladrilhada, à excepção da capela-mor. O templo é de origem muito antiga, embora o campanário tenha sido construído apenas em 1883.
A igreja, que foi sujeita a grandes obras de restauro em meados do século XX, volta a necessitar de uma intervenção de fundo, estando o povo empenhado em garantir a angariação de meios para esse efeito.
plb

One Response to Badamalos quer restaurar a igreja matriz

  1. Obrigado (Capeia arraiana) por colaborar em mais esta iniciativa de Badamalos, com um pouco de cada um não custa nada, a bela igreja ficara como nova outra vez, muito obrigado a todos os que queiram colaborar

Deixar uma resposta