Casas regionais integram as Festas de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa integrou nas Festas da Cidade, que começam no final de Maio e se prolongam por todo o mês de Junho, as casas regionais sedeadas na capital, proporcionando-lhe a divulgação da gastronomia, artesanato e tradições das terras que representam.

A iniciativa «Casas Regionais em Lisboa» acontece na Praça do Rossio, entre os dias 28 e 30 de Maio. As associações aderentes ocuparão stands disponibilizados pela Câmara Municipal para ali divulgarem as suas regiões. Para além disso as Casas participantes garantirão a animação permanente do local através da actuação de ranchos folclóricos e grupos de danças e cantares.
Esta é a segunda edição de um evento, pela qual se recupera uma velha parceria existente entre as associações regionalistas e a Câmara Municipal de Lisboa por ocasião das festas da capital. Durante muitos anos realizaram-se jogos tradicionais e desfiles etnográficos, para além de outras actividades paralelas, que animaram a cidade, dando-lhe o colorido representativo das várias regiões de origem da sua população. Depois os jogos tradicionais deixaram de realizar-se e a participação das Casas nas festas tornou-se pouco expressiva. Porém agora, com o lançamento da iniciativa «Casas Regionais em Lisboa», a autarquia voltou a recuperar em pleno a sua ligação às associações regionalistas sedeadas na capital do país.
Participam na actividade 15 casas regionais, dentre as quais algumas das mais activas, como as de Ferreira do Zêzere, Arganil, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Alvaiázere e Tomar.
A Casa do Concelho do Sabugal, que é considerada no meio do associativismo regionalista uma das mais dinâmicas, não está incluída na iniciativa, o que se deverá à realização da tradicional Capeia Arraiana no Campo Pequeno no dia 29 de Maio.
plb

Entende-se perfeitamente que a Capeia Arraiana de 29 de Maio impossibilite a participação da Casa do Concelho do Sabugal na iniciativa «Casas Regionais em Lisboa». O que porém não se compreende é que a Capeia Arraiana não tenha sido ela própria integrada nas Festas de Lisboa, ao contrário do que sucedeu noutros anos.
plb

3 Responses to Casas regionais integram as Festas de Lisboa

  1. Ramiro Matos diz:

    Quando consultei o Programa das Festas da Cidade de Lisboa e vi que o fim de semana de 28, 29 e 30 de Maio era dedicado às Casas Regionais com sede em Lisboa, pensei que tal se devia ao facto de nesse fim de semana se realizar a Capeia Arraiana.

    Na verdade, sendo esta uma das mais importantes iniciativas que Casas Regionais levam a efeito em Lisboa seria natural que a ela se associassem as Festas de Lisbioa.

    Com as milhares de pessoas que no dia 29 demandarão o Campo Pequeno para assistirem à capeia, não havia melhor cenário e enquadramento para que as outras Casas se associassem.
    Não tem significado juntar as Casas no Rossio quando a principal iniciativa se realiza no Campo Pequeno.

    Espero que para o ano que vem, Câmara Municipal de Lisboa, Casa do Concelho do Sabugal e restantes Casas Regionais possam congregar esforços para que a Capeia seja o motor de uma verdadeira jornada de afirmação regionalista na Cidade de Lisboa.

    Ramiro Matos

  2. Jorge Clemente diz:

    A meu ver, a C.M.S. deveria em devida altura dialogar com a C.M.L. para que a festa das Casas Regionais se realizassem em redor do Campo Pequeno, sem tirar qualquer mérito à Casa do Concelho. O local não seria menos bom que o Rossio. Certamente, será possível de acontecer, num futuro próximo, até porque estão alguns Sabugalenses a trabalhar na C.M.L. e alguns com altos cargos! Estes “alguns” não se devem esconder, mas sim ajudar a Casa do Concelho e a C.M.S. a conseguir divulgar a RAIA na capital de forma a torná-la atrativa e deixar curiosas estas gentes, para a irem ver ao vivo, potenciando assim o turismo. A CCS, é a casa regional que consegue fazer o maior evento do país entre casas regionais, e não está a ter o devido feed-back. Mesmo as outras casas regionais, deviam associar-se a este evento, tal como na confraria do bucho raiano. Fica aqui a deixa, para que no próximo ano, o Campo Pequeno consiga ter LOTAÇÃO ESGOTADA.

  3. Casa Concelho Saqrdoal diz:

    A Casa do Concelho do Sardoal envia um grande abraço de felicitações por esta iniciativa

Deixar uma resposta