Festas nas Quintas de São Bartolomeu

As casas das Quintas de São Bartolomeu semeadas por pequenas encostas e vales cobertos de denso arvoredo dão à freguesia presidida por Joaquim Corte uma configuração única no concelho do Sabugal. As tradicionais festas de Agosto decorreram entre os dias 21 e 26. Primeiro, São Bartolomeu, o padroeiro dos casados e por fim, São Sebastião, mais ligado aos solteiros da terra.

«É uma pitoresca aldeia formada por cinco quintas ou pequenas povoações: Quinta do Santo, Barrocal, Curral, Redonda e do Meio.» Assim é descrita por Joaquim Manuel Correia em «Memórias do Concelho do Sabugal» acrescentando, mais à frente, um curioso apontamento: «A Feira de São Bartolomeu, que se realiza no dia deste santo é sempre muito concorrida pela gente do Sabugal. Era costume haver nesse dia corrida de touro com forcão e garrochas, corrida que tanto ali como noutras povoações tem o nome de folguêdo.»
Actualmente as festas das Quintas de São Bartolomeu têm, também, como apontamento popular as arrematações no final da procissão de uvas e galinhas e cordeiros vivos que são oferecidos às santidades para protecção das colheitas e dos animais.
jcl

Deixar uma resposta