Guarda acolhe exposição de Luís Athouguia

Câmara Municipal da Guarda - © Capeia Arraiana (orelha)

A Câmara Municipal da Guarda apresenta, na Galeria do Paço da Cultura, uma importante mostra de Pintura de Luís Athouguia, intitulada «Visões Incorpóreas», constituída por trabalhos de forte impacto visual, representativo da sua linha-mãe de produção actual.

Luis Athouguia - Capeia Arraiana

Luis Athouguia (foto: D.R.)

A exposição será inaugurada no próximo dia 7 de Abril, pelas 18h00. Os quadros a expor inserem-se numa temática que o autor denomina «Figuração Onírica», havendo também em exposição um conjunto de desenhos aguados da série intitulada «Imaterialidades».
A produção de Luís Athouguia reúne diversos motivos, sistemas de referência, normalmente transferidos da sua vivência quotidiana, e soluções formais que obedecem a um movimento centrífugo e uma pulsão de irradiação.
São pinturas de um simbolismo inquietante a que o tratamento da força cromática empresta uma dimensão nova e sugestiva, plena de matizes e leituras infinitas numa versatilidade que se move num território definido por trajectos de genuína inovação.
Luís Athouguia nasceu em Cascais e é diplomado pelo Instituto Superior de Design (IADE). Participou em exposições internacionais, Bienais de Arte, encontros de Arte Postal e integrou diversos grupos multi-disciplinares e plurinacionais de Artistas. Desde 1983 realizou mais de duas centenas de exposições, dentre as quais 55 individuais em Portugal e Espanha.
Está representado em museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras. Foi distinguido com o Prémio Vespeira na Bienal do Montijo e o Prémio Internacional de Artes Plásticas «Valentín Ruiz Aznar», atribuído em Granada, Espanha.
plb

Deixar uma resposta