«Educatio» de Teresa Carreira

Literatura - Capeia Arraiana (orelha)

Natural de Valongo do Côa, concelho do Sabugal, a socióloga Teresa Carreira escreveu e publicou um novo livro intitulado «Educatio – Novos desafios – Sociologia da Escola». Trata-se de um estudo que se centra na importância da educação enquanto desafio fundamental nas sociedades contemporâneas.

O livro de Teresa CarreiraO livro, que afinal é um estudo cientifico da maior importância, parte da ideia que os desafios sociais que interferem nos contextos educativos e formativos são cada vez maiores.
No entender da autora, o estudo justifica-se porque vivemos num contexto de fortes transformações societárias, na era da informação e do conhecimento, onde a aposta na formação ao longo da vida, lifelong learning, é uma das estratégias prioritárias na União Europeia, para tornar os países capazes de competir numa economia global. Assume-se também que a condição sine qua non do desenvolvimento dos indivíduos e das nações é a sua adesão ao paradigma que interliga a socialização e educação à aprendizagem permanente. Assim, a educação é uma peça fundamental da knowledge-based economy, sendo a aprendizagem e a formação considerados pilares do crescimento e competitividade.
Os temas de análise das Ciências da Educação e da Sociologia da Educação são preocupações mundiais que apelam, com especial atenção, para as vantagens da intermulticulturalidade e igualdade de oportunidades para todos.
O livro foi publicado em Janeiro de 2008, pela Editorial Minerva, inserido na colecção «Educação e Ciências da Educação». Tem prefácio de Tomé Belaluz e posfácio de Alice Tomé.
A autora do valioso ensaio, Teresa Carreira, é Professora da Universidade do Algarve, doutorada em Ciências da Educação, Cientista, Socióloga e Educóloga, tendo uma vasta obra bibliográfica publicada em Portugal e no estrangeiro.
plb

Deixar uma resposta