Procura-se a maior árvore do distrito da Guarda

ATN - Associação Transumância Natureza - Capeia Arraiana

A «Associação Transumância e Natureza» está a organizar um concurso inédito denominado «Em busca da maior árvore» destinado a desafiar os jovens a descobrir a árvore de maior porte do distrito da Guarda.

Maior árvore da Guarda -Capeia Arraiana

Associação procura a maior árvore da Guarda

A designação «Associação Transumância e Natureza» diz-lhe alguma coisa? Com sede em Figueira de Castelo Rodrigo define-se como uma associação ambiental, sem fins lucrativos, pretendendo contribuir para a conservação da fauna e flora na região de Ribacôa. Lançou, recentemente, o desafio «Em busca da maior árvore» às escolas e aos jovens com menos de 18 anos da região de ribacôa. O objectivo é fotografar e inventariar os maiores exemplares do distrito da Guarda de pinheiro-bravo, carvalho-negral, carvalho cerquinho, azinheira, sobreiro, freixo, amieiro, castanheiro, choupo e ulmeiro.
As inscrições decorrem até 18 de Maio e um júri composto por três técnicos florestais escolherá os dois melhores exemplares por espécie. Os prémios (uma máquina digital e uma BTT) serão entregues no Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, em Figueira de Castelo Rodrigo.
Os proprietários dos espécimes vencedores receberão um galardão e as árvores serão propostas para a classificação de interesse público e distrital.
O regulamento pode ser consultado. Aqui.
Os organizadores pretendem posteriormente editar um dossiê com todas as árvores seleccionadas e promover um roteiro de visita para os melhores exemplares potenciando o turismo ambiental na região.

No concelho do Sabugal vem-nos à memória o castanheiro do Soito situado junto ao café do Ti João Rito mas outros haverá que merecerão a atenção dos concorrentes sabugalenses.

:: ::
Transumância, s.f., sistema de exploração pecuária que consiste em deslocar os gados de uma região para a outra com o fim de aproveitar os pastos invernais ou estivais. (Grande Dicionário da Língua Portuguesa).
jcl

Deixar uma resposta